Siga o OTD

Canoagem Slalom

Pepê Gonçalves quer fazer um bom Mundial para começar ciclo com ‘gás total’

Pouco tempo após Tóquio, Pepê vai confiante para o Mundial na Eslováquia para começar o ciclo de Paris com tudo

Pepê Gonçalves vai disputar o Mundial de canoagem slalom
(Instagram/pepehgoncalves)

Entre os dias 22 e 26 de setembro será realizado o Campeonato Mundial de canoagem slalom na Eslováquia. Um dos representantes brasileiros será Pepê Gonçalves, atleta do Time Dux Nutrition, que irá participar de sua segunda competição desde os Jogos Olímpicos de Tóquio. Apesar de não estar em sua melhor forma física, ele espera ter um bom desempenho na competição para começar o ciclo de Paris 2024 com tudo. 

“Não estou no meu melhor fisicamente. Meu pico foi para os Jogos Olímpicos e agora tive que seguir, então estou bem exausto. Foi um ano complicado de treinamentos, viagem para cima e para baixo. Na Copa do Mundo em Pau não fui tão bem, acho que esse cansaço contou, mas agora já estou bem melhor para o Mundial. Estou muito empolgado e acho que um resultado bom aqui daria um gás a mais para esse início de ciclo olímpico”, contou ao Olimpíada Todo Dia. 

+Atletas pregam por união em meio à execução fiscal da Confederação de canoagem

O Mundial de canoagem slalom acontece pouco menos de dois meses depois de Tóquio. A Olimpíada japonesa foi um sonho realizado para Pepê Gonçalves, que reconhece que o resultado não foi o melhor. Ele ficou fora das finais, mas entende que o processo é muito maior que uma única prova.

“É claro que o desempenho dos Jogos, se olhar numericamente, eu não fui bem. Mas tem muita coisa por trás, um caminho de cinco anos de treinamento. Então o resultado de Tóquio não tem peso nenhum, podia acontecer… Eu poderia ter sido campeão olímpico ou não ter passado para a final… Não é uma prova que me define. É esporte, nem sempre você ganha. Todo mundo que estava lá estava preparado para ganhar medalha. E eu fui para fazer o meu melhor”.

O caminho dos sonhos

Pepê Gonçalves já disputou duas Olimpíadas (Gaspar Nóbrega/COB)

Aos 28 anos, o menino que começou a remar ainda pequeno na cidade de Piraju, no interior de São Paulo, já se tornou um dos principais nomes da canoagem slalom brasileira. São duas Olimpíadas no currículo de outras que certamente virão. E essa certeza vem de um caminho bem construído, de amadurecimento e constante evolução que faz tudo valer a pena.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“A gente está em constante evolução e mudança. Tudo que aconteceu comigo e vem acontecendo me faz mudar a cada dia e ser mais maduro e experiente. Isso vai somando para o resultado. Então acho que é continuar com essa alegria, esse sorriso no rosto, a paixão por esse esporte e seguir focado e treinando que tudo vai dar certo. Tudo vale a pena. O sonho daquele menino de Piraju, que começou a remar já foi concretizado. O menino mais velho sonhou e concretizou. E o mais velho agora está sonhando e vai ser concretizado. Essa caminhada está linda e sou muito abençoado de estar onde estou”, concluiu Pepê Gonçalves.

O Mundial de canoagem slalom começa nesta quarta-feira (22) com a disputa por equipes. O Brasil será representado no masculino por Pepê, Mathieu Desnos e Guilherme Rodrigues. As disputas individuais começam na quinta-feira (23), com a presença também de Ana Sátila.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Canoagem Slalom