Siga o OTD

Basquete

Ituano vence Blumenau de virada e conquista o título inédito da LBF

Ituano não teve vida fácil, mas conseguiu virar sobre o Blumenau a 6 minutos do fim para levar o 1º troféu da LBF

Ituano e Blumenau na final da LBF
(Sávio James)

O Ituano é o grande campeão da LBF (Liga de Basquete Feminino) de 2021! Neste domingo (22), com 2 a 0 na série de melhor de cinco jogos da final, o Ituano foi a Santa Catarina encarar o Blumenau para liquidar a fatura. E fez a lição de casa. A equipe não teve vida fácil, mas conseguiu a virada no último quarto, vencendo o jogo por 85 a 79 e conquistando o título inédito.

Os destaques do jogo foram a cestinha Patty Teixeira, Alana, uma das responsáveis por liderar o time no último período e buscar a virada, e Erika Souza. Elas terminaram o jogo com 24, 21 e 13 pontos, respectivamente. Do outro lado, Luana e Tatiana foram os grandes nomes, anotando 17 e 15 cada.

+Veja a tabela completa da LBF 2021

Com o resultado, o Ituano fechou a série em 3 a 0. No primeiro jogo, o time venceu por 66 a 55. E no segundo, ambos jogados em seus domínios, superou o Blumenau por 65 a 57. Assim, o Ituano entra para o hall de times campeões da LBF depois de três temporada na liga. O último campeão foi o Sampaio Côrrea, em 2019, já que em 2020 o campeonato não terminou, por causa da pandemia de coronavírus.

O jogo

Ituano e Blumenau na final da LBF
(Sávio James/LBF)

O Blumenau começou o jogo com tudo, indo para cima do Ituano e construindo boa vantagem desde o início. A equipe visitante tinha dificuldade de reagir e ficou com cinco pontos por bastante tempo, sem conseguir pontuar. Do outro lado, a equipe da casa aproveitava as chances e chegou a ter 21 a 5 no marcador. O Ituano ainda conseguiu reagir um pouco no final do primeiro tempo, que terminou em 26 a 12 para o Blumenau.

Na segunda parcial, o time visitante voltou melhor e começou a tentar tirar a diferença, com boas atuações de Erika e Palmira. As donas da casa, no entanto, conseguiam se manter na frente do placar, com boa vantagem. Nos minutos finais antes do intervalo, o Ituano aumentou de produção e chegou a cortar a diferença para quatro pontos. A equipe venceu o quarto por 25 a 20 e o primeiro tempo fechou em 46 a 37 para o Ituano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O terceiro período foi bastante equilibrado, deixando o jogo totalmente em aberto. Liderado por Patty e Erika, o Ituano voltou com tudo e logo diminuiu a vantagem adversária para dois pontos. A diferença no marcador ficou, então, na casa dos dois pontos na maior parte da parcial, mas o Blumenau não sentiu a pressão e voltou a aumentar a vantagem no final, indo para o quarto período com 62 a 55.

Na última e decisiva parcial, o Ituano cortou novamente a diferença para um ponto. Alana foi o grande nome do time visitante neste final de partida, marcando pontos fundamentais para a virada do Ituano, que veio a seis minutos do fim do jogo. O Blumenau ainda se mantinha próximo no placar, mas começou a desperdiçar boas oportunidades, deixando a equipe paulista seguir na liderança. Assim, nos minutos finais, o Ituano apenas administrou a vantagem para decretar a vitória.

Mais em Basquete