Siga o OTD

Basquete

Sesi Franca se reabilita no NBB com vitória diante do Caxias

Com 28 pontos, o ala-pivô Lucas Dias foi o cestinha da partida em que o Sesi Franca derrotou o Caxias do Sul, pelo NBB, por 84 a 81

Após ser surpreendido pelo BRB/Brasília, o Sesi Franca se recuperou com vitória diante do KTO/Caxias do Sul em jogo pela temporada 2020/21 do NBB (Novo Basquete Brasil). Com 28 pontos, o ala-pivô Lucas Dias foi o cestinha da partida em que a equipe francana derrotou o rival por 84 a 81. O camisa 9 do time comandado pelo técnico Helinho deixou a quadra com 54,9% de aproveitamento nos arremessos. Sesi Franca x PAto
Franca conseguiu a recuperação no NBB após derrota para o Brasília (Twitter/NBB)

Após ser surpreendido pelo BRB/Brasília, o Sesi Franca se recuperou com vitória diante do KTO/Caxias do Sul nesta terça-feira (15), em jogo pela temporada 2020/21 do NBB (Novo Basquete Brasil). Com 28 pontos, o ala-pivô Lucas Dias foi o cestinha da partida em que a equipe francana derrotou o rival por 84 a 81, no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo. O camisa 9 deixou a quadra com 54,9% de aproveitamento nos arremessos.

+ Assista ao vivo 19h30 Araraquara e Campinas pelo Paulista

Além de Lucas Dias, o Sesi Franca contou com mais dois atletas com pontuação de dois dígitos. O ala-pivô Edu Marília marcou 12 e o pivô Guilherme Hubner contribuiu com 15. Apesar de anotar poucos pontos, o armador Elinho colaborou com 12 assistências. Pelo lado do Caxias do Sul, os destaques foram o pivô Antônio, com 25 pontos, e o armador Pedro Teruel, com 20.

+ São Paulo e Cerrado duelam pelo NBB; acompanhe ao vivo às 20h

Coletivamente, o Caxias do Sul pegou mais rebotes que o Sesi Franca: 33 a 29. Porém, o time do técnico Helinho apresentou uma exibição mais efetivo na distribuição, com 25 assistência contra apenas 12 dos comandados de Rodrigo Barbosa. Os dois times não se enfrentavam pelo NBB desde 2018, com vitória do time paulista. Ao todo, as equipes duelaram seis vezes, com cinco triunfos dos francanos e apenas uma dos gaúchos.

Situação no NBB

Com dez jogos disputados, o Sesi Franca aparece na sexta posição do NBB com 70% de aproveitamento dos pontos, já que soma sete vitórias. Do outro lado, o Caxias do Sul, que fez o mesmo número de partidas do rival desta terça, ocupa a 16ª e última colocação da competição, com apenas um triunfo e 10%. O time do técnico Helinho encara a Unifacisa no próximo sábado (19), às 11h. Já a equipe gaúcha volta à quadra no domingo (20) contra o Campo Mourão, às 13h.

Detalhes do jogo

O confronto começou bem estudado, com as duas equipes errando bastante no ataque e cometendo muitas faltas na defesa. Quando o jogo começou a fluir mais, o pivô Hubner fez a diferença para o Franca. Com dez pontos apenas nos dez primeiros minutos, sendo nove deles em arremessos de fora, o time paulista construiu uma vantagem de quatro pontos no primeiro período: 22 a 18.

+ Mogi e Minas medem forças pelo NBB; ao vivo na quarta

No segundo quarto ,o Franca parecia disposto a abrir uma enorme vantagem. Com o ataque funcionando, principalmente nas mãos de Lucas Dias, a equipe chegou a abrir uma diferença de dois dígitos. No entanto, o time gaúcho conseguiu se acertar em quadra e, sob a liderança de Antônio, que fez um primeiro tempo impecável com 14 pontos em 14 pontos tentados, o time fez a diferença cair para apenas cinco pontos: 39 a 34.

No retorno do intervalo, o Sesi Franca continuou na liderança do marcador e ainda ampliou a diferença, com triunfo no terceiro período de 25 a 22. Helinho e seus comandados entraram nos dez minutos derradeiros com oito pontos na dianteira: 64 a 56. O confronto seguiu equilibrado e, no último período, o Caxias do Sul fez 25 a 20, porém, não foi capaz de tirar a vitória de Lucas Dias e companhia.

Bauru bate Campo Mourão

Em jogo no período da tarde desta terça, o Zopone Gocil/Bauru Basket derrotou o VipTech/Campo Mourão/Assercam por 88 a 75, pelo NBB. A partida aconteceu na sede de Mogi das Cruzes, no ginásio Hugo Ramos, e o ala Gui Deodato foi o cestinha com 21 pontos. O ala Alex Garcia também foi relevante para os vitoriosos, com 16 acertos.

Pelo Campo Mourão, dois jogadores anotaram 15 pontos e um marcou 14. O ala-pivô Marciel Pajé e o pivô Tom foram os cestinhas do time. Já o ala-armador americano Cook ficou como segundo maior pontuador da equipe. No momento, o Bauru está em quarto lugar no NBB, com 77,8%. O time do técnico Léo Figueiró ganhou sete das nove partidas que jogou. Já o rival é o 13º, com 22,2%, duas vitórias em nove jogos.

 

O campeonato

Por conta do coronavírus, o NBB está sendo disputado em sete sedes, para diminuir assim a quantidade de viagens das equipes pelo país. São elas: Ginásio Maracanãzinho (Rio de Janeiro), Ginásio Antonio Prado Jr. (CA Paulistano), Ginásio do Morumbi (São Paulo FC), Ginásio Prof. Hugo Ramos (Mogi das Cruzes), Ginásio Wlamir Marques (Corinthians), Ginásio Henrique Villaboim (EC Pinheiros) Ginásio da ASCEB (Brasília-DF).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Na última semana, foi decidido que o sistema de sedes será mantido no segundo turno. Este começará então após a realização da Copa Super 8, que acontecerá entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2021. O torneio reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB para uma disputa de mata-mata. O campeão terá então uma vaga garantida na Champions League de 2022.

Mais em Basquete