Siga o OTD

Basquete

Após 1º treino, Augusto Lima exalta Murcia: ‘minha família’

Na primeira coletiva como jogador do clube que irá defender pela 3ª vez, Augusto Lima mostrou gratidão: “Na pandemia, aprendemos que dinheiro não é tudo”

Augusto Lima é apresentado oficialmente após primeiro treino com a equipe (divulgação UCAM Murcia)

“É o momento de estar com a família. E esse clube é minha família.” Com essa frase, o pivô brasileiro Augusto Lima se dirigiu aos jornalistas presentes na sala de imprensa do Palacio de los Deportes, ginásio na cidade de Murcia, Espanha, onde joga e treina o UCAM Murcia, em sua apresentação oficial.  

Augusto Lima, que havia assinado contrato com a equipe no mês passado, foi apresentado oficialmente nessa quinta-feira (13), após o primeiro treino junto com a equipe que irá defender pela terceira vez na carreira. A primeira passagem ocorreu de 2013 a 2016. Dois anos mais tarde, o pivô voltou a atuar pelo Murcia por uma temporada.

Jogando a última temporada da Liga ACB (Campeonato Espanhol de basquete) pelo San Pablo Burgos, Augusto Lima terminou com bons números. O pivô fechou a competição como o sétimo melhor reboteiro (com média de 6,7 por jogo) e na quinta posição em tocos (1,5 por partida).

O brasileiro foi, ao lado de Vitor Benite, um dos principais responsáveis por levar o Burgos até a semifinal do torneio.

Família antes do dinheiro

A boa temporada com o Burgos rendeu várias boas propostas a Augusto Lima. A mídia espanhola especulou uma transação para a forte equipe do Barcelona. O jogador, entretanto, optou pelo Murcia por questões relacionadas ao amor que nutre pela cidade e pelo clube, algo que Ajelandro Gómez, diretor geral da equipe, fez questão de ressaltar.

“Augusto Lima recusou muito dinheiro para jogar conosco. Sente que pertence a esse clube, mesmo quando joga por outro. Tê-lo não é só bom para nós a um nível profissional, mas também pessoal,” comentou Ajelandro Gómez.

Ao ser informado sobre a fala de Gómez, Augusto Lima acrescentou: “Na pandemia, aprendemos que dinheiro não é tudo. Aqui estou com a minha família, esse clube é minha família. Agora dou mais valor a outras coisas.”

No primeiro treino com o UCAM Murcia, pivô brasileiro Augusto Lima exalta amor ao clube: "dinheiro não é tudo. Isso aqui é a minha família"
Augusto Lima elogiou UCAM Murcia no primeiro treino com a equipe (diuvlgação/UCAM Murcia)

Objetivos

Augusto Lima deixou claro que não voltou ao Murcia apenas para ter bons momentos com a sua filha ou passar férias. A ideia do jogador é fazer o time forte novamente, assim como foi em 2017/18, quando a equipe espanhola ficou com o terceiro lugar na Champions League de Basquete, e também ajudar da maneira que puder dentro e fora das quadras.

“O que eu espero é voltar e fazer essa equipe grande novamente. Que os adversários tenham medo quando joguem em Murcia,” comentou Augusto Lima.

“Meu objetivo é ajudar o Sito [Alonso, treinador do UCAM Murcia] em tudo aquilo que me peça, ajudar os jogadores que não conhecem a Liga ACB… Acho que temos um dos elencos com mais talento pelo UCAM Murcia e eu não vim aqui só para estar com a milha filha. Vim aqui para fazer coisas grandes. Mas para isso teremos que trabalhar muito,” acrescentou.

Carreira na Europa

O atleta brasileiro construiu sua carreira em solo europeu. A primeira experiência no basquete da Espanha foi pelo Unicaja Malaga, de 2009 a 2011. Ele passou também por Clinicas Rincón Axarquia, Granada, Real Madrid e San Pablo Burgos, todos da Espanha.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Augusto Lima também atuou pelo Žalgiris Kaunas, da Lituânia, Beşiktas, da Turquia, e Cedevita, da Croácia. Foi nesse último time que o pivô brasileiro conheceu o técnico do Murcia, Sito Alonso, de quem sempre foi bastante amigo.

“Falo bastante com ele, mesmo quando não jogava mais por sua equipe. é uma pessoa por quem tenho muito carinho, passamos por cosias difíceis juntos e isso ficou marcado em nossas vidas. Agora estamos juntos novamente aqui na Espanha e queremos realizar grandes coisas juntos.” finalizou Augusto Lima.

No primeiro treino com o UCAM Murcia, pivô brasileiro Augusto Lima exalta amor ao clube: "dinheiro não é tudo. Isso aqui é a minha família"
Augusto Lima, em seu primeiro treino com o UCAM Murcia; jogador defenderá a equipe pela terceira vez na Liga ACB (Instagram/augustolima7)

Mais em Basquete