Siga o OTD

Basquete

Barcelona bate time de brasileiros e é finalista da Liga ACB

O clube catalão teve o pivô Nikola Mirotić como melhor jogador da partida em que derrotou o San Pablo Burgos, por 98 a 84, e encara na decisão o vencedor entre Baskonia e Valência

Brasileiros Benite Augusto Lima Barcelona San Pablo Burgos
Benite e Augusto Lima fizeram parte da campanha histórica do San Pablo Burgos na Liga ACB (M. Pozo/Liga ACB)

Não deu para Vitor Benite e Augusto Lima na semifinal da Liga ACB. Neste domingo (28), o San Pablo Burgos foi derrotado pelo Barcelona por 98 a 84. O grande nome do jogo foi, do espanhol Nikola Mirotić, MVP da temporada e cestinha da partida, com 18 pontos. O time dos brasileiros fez campanha histórica e chegou à fase final e entre os quatro melhores pela primeira vez. O clube catalão enfrentará na decisão o vencedor entre Baskonia e Valência, que se enfrentam neste domingo.   

+ Huertas fica entre os 10 melhores do Campeonato Espanhol

Benite teve um início da partida discreto, anotando seus primeiros dois pontos somente quando faltavam cinco minutos para o final do primeiro tempo. Mesmo assim, o ala-armador foi o cestinha do San Pablo Burgos no confronto com 16 pontos. Já o pivô Augusto Lima contribuiu com dez pontos esteve bastante agressivo na defesa, terminando a partida com quatro tocos.

+ NBB anuncia candidatos a melhor estrangeiro e melhor 6º homem

Além de Mirotić, o Barcelona contou com mais quatro jogadores anotando dois dígitos em pontuação: Kyle Kuric (16), Thomas Heurtel (14), Brandon Davies (10) e Víctor Claver (10). O armador Heurtel contribuiu também com 11 assistências. O pivô Mirotić foi eleito o melhor jogador da partida e o time catalão vai em busca de seu 16º título da Liga ACB, sendo que o último troféu foi conquistado na temporada 2013/14.   

Em seu Twitter, o pivô Augusto Lima lamentou a derrota e parabenizou o Barcelona. “Hoje eu não sei o que dizer, primeiro parabéns Barcelona por passar para essa final tão desejada! Só posso dizer que demos tudo por esta camisa do San Pablo Burgos”. 

Resumo do jogo

Brasileiros Benite Augusto Lima San Pablo Burgos Barcelona
Nikola Mirotić foi eleito MVP da temporada e da semifinal (Twitter/FCBbasket)

O Barcelona começou a partida mais efetivo e abriu 8 a 0. No entanto, o San Pablo Burgos reagiu de imediato e igualou o placar: 8 a 8. Daí em diante o Barça se impôs e abriu vantagem de 21 a 10. Na reta final do quarto inicial, o time de Benite e Augusto Lima reduziu a desvantagem e o primeiro período terminou com a equipe azul grená ganhando por 23 a 17.

+ Congresso Brasileiro da modalidade atinge 10.768 inscritos

No segundo período, o Barcelona ampliou a diferença e abriu vantagem de 16 pontos: 35 a 19. Neste momento, o técnico do Burgos, Juan Peñarroya, pediu tempo e mudou a marcação de individual para zona. A defesa melhorou, induzindo o rival ao erro, e as combinações ofensivas passaram a funcionar, reduzindo a desvantagem. A equipe dos brasileiros chegou a empatar (41 a 41), mas o Barça foi para o intervalo ganhando por 43 a 41.

Na volta do intervalo, o Barcelona apresentou um volume ofensivo avassalador e o Burgos não resistiu. Mirotić e seus companheiros deixaram o time de Benite e Augusto Lima desnorteados defensivamente e sem soluções para neutralizar o ataque catalão. Com parcial de 29 a 17, o clube azul-grená fechou a terceira parcial em 72 a 58.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O quarto período acabou empatado por 26 a 26, mas já era tarde para o San Pablo Burgos. O Barcelona apenas administrou sua vantagem que conquistou no terceiro período. Somando os dois quartos da segunda etapa, o clube catalão anotou 55 pontos e aproveitou bem os problemas defensivos do time dos brasileiros.  

Números da partida e melhores momentos

Números finais da vitória do Barcelona diante do San Pablo Burgos (Divulgação)
Melhores momentos da vitória do Barcelona diante dos brasileiros Benite e Augusto Lima

Mais em Basquete