Siga o OTD

Basquete

Liga ACB volta com brasileiros querendo desbancar Real Madrid

Marcelinho Huertas, do Iberoestar Tenerife, e Vitor Benite e Augusto Lima, do San Pablo Burgos, tentam destronar o atual bicampeão da competição

Marcelinho Huertas Liga ACB Basquete Vitor Benite Augusto Lima
Marcelinho Huertas é o primeiro colocado da Liga ACB em assistências e lance livres (Twitter/Iberostar Tenerife)

O basquete está de volta na Espanha! Nesta quarta-feira (17), as primeiras cestas serão anotadas na Liga ACB, que ficou paralisada por conta da pandemia de coronavírus. A Fase Final Excepcional será disputada em Valência e conta com a presença dos brasileiros Marcelinho Huertas, do Iberoestar Tenerife, e Vitor Benite e Augusto Lima, do San Pablo Burgos. Serão 12 equipes na disputa e, entre elas, o Real Madrid, atual bicampeão.

+ Em meio à pandemia, WNBA anuncia plano para temporada

O primeiro dia de jogos marca os confrontos do Grupo A, com Barcelona enfrentando o Joventut Badalona, às 10h30 (horário de Brasília). Em seguida, Huertas entra em quadra pelo Tenerife e terá pela frente o Unicaja Málaga, às 13h30. A última partida da chave reúne RETAbet Bilbao Basket e KIROLBET Baskonia, às 16h30. Os duelos da fase decisiva da Liga ACB serão realizados no ginásio Pabellón Municipal Fuente San Luis.

Os clubes do Grupo B iniciam a busca por duas vagas na semifinal na quinta-feira (18). MoraBanc Andorra e Valencia Basket Club abrem a rodada, às 10h30. Na sequência, o atual bicampeão Real Madrid encara o Herbalife Gran Canaria, às 13h30. Por fim, o duelo que encerra a jornada será entre Casademont Zaragoza e San Pablo Burgos, de Vitor Benite e Augusto Lima, às 16h30.

+ Magnano cita falta de empenho na seleção e CBB responde

Na fase de classificação da Liga ACB, que terminou no dia 8 de março, na 23ª rodada, Marcelinho Huertas liderou as estatísticas no fundamento assistência, com média de 8,1 por jogo, e em lances livres, com 98,1% de aproveitamento. Vitor Benite ficou em oitavo em pontos anotados, com média de 13,5 por partida, e Augusto Lima terminou como segundo melhor em rebotes ofensivos, com 2,8 por jogo.   

Um minuto de silêncio na retomada da Liga ACB

A fase final da Liga ACB começará com um minuto de silêncio em memória às milhares de pessoas que morreram em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus.

A homenagem às vítimas será realizada em todas as partidas da primeira rodada, nos dias 17 e 18 de junho. Até está terça-feira (16), a Espanha contabiliza 244.328 mil casos, com 27.136 mil mortos e 150.376 mil recuperados.

+ Jogador testa positivo para coronavírus após encontrar Djoko

A fase final da Liga ACB será retomada com autorização do governo e os 12 primeiros colocados ao fim da 23ª rodada entrarão em quadra. Os times foram divididos em dois grupos de seis com cada uma das equipes enfrentando todos os adversários da chave uma vez.

Na sequência, os dois melhores de cada lado avançam para a semifinal e quem vencer disputa a decisão. No total, 33 partidas serão jogadas em duas semanas.

Próximos jogos e fase de classificação

Augusto Lima Liga ACB
Augusto Lima é o segundo colocado em rebotes ofensivos (Liga ACB/ E. Candel)

Após enfrentar o Unicaja, o Tenerife, de Marcelinho Huertas, encara, na sequência, Kirolbet Baskonia (19, sexta), RetaBet Bilbao Basket (21, domingo), Joventut Badalona (23, terça) e Barcelona (25, quinta).

Por outro lado, Augusto Lima e Vitor Benite, do San Pablo Burgos, encaram o Real Madrid (20, sábado), o Herbalife Gran Canaria (22, segunda), o Valencia Basket Club (24, quarta) e o MoraBanc Andorra (26, sexta).

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O Barcelona acabou a primeira fase na liderança, seguido por Real Madrid, segundo; Zaragoza, terceiro; Tenerife, quarto; Bilbao Basket, quinto; MoraBanc Andorra, sexto; Valencia Basket, sétimo; Baskonia, oitavo; Unicaja, nono; San Pablo Burgos, décimo; Gran Canaria, 11º; e Joventut Badalona, 12º.

Mais em Basquete