Siga o OTD

Basquete

Huertas já está com seu time na sede da fase final da Liga ACB

O armador do Iberostar Tenerife e da seleção brasileira comentou sobre o retorno da competição e a estreia na quarta-feira (17)

Marcelinho Huertas Basquete Liga ACB
Marcelinho Huertas volta a entrar em quadra na próxima quarta-feira pela fase final da Liga ACB (Divulgação)

O Iberostar Tenerife, do armador Marcelinho Huertas, já está em Valência, cidade da Espanha que receberá Fase Final Excepcional da Liga ACB de 2019/20. O jogador da seleção brasileira de basquete volta a entrar em quadra em um jogo oficial na próxima quarta-feira (17). Ele e seus companheiros enfrentam o Unicaja Málaga, às 13h30 (horário de Brasília).

+ Brasileiro disputa título de melhor enterrada da década

“Chegamos com muita vontade, sentindo novamente o dia a dia da competição. Todos os jogos serão importantes, não apenas o fato de ganhar ou perder, mas também a diferença de pontos”, relatou Marcelinho Huertas. “O Unicaja tem um elenco muito completo”, resumiu o atleta em entrevista à “CBC TV”.

Os clubes foram divididos em dois grupos, com Barcelona, Iberostar Tenerife, RetaBet Bilbao, Kirolbet Baskonia, Unicaja e Bilbao Basket, na chave A, e Real Madrid, Casademont Zaragoza, MoraBanc Andorra, Valencia Basket, San Pablo Burgos e Herbalife Gran Canaria, na B. Os dois primeiros de cada grupo avançam para às semifinais do Campeonato Espanhol de basquete.

+ Kyrie Irving lidera reunião que pode ameaçar volta da NBA

Os confrontos da etapa decisiva da Liga ACB serão realizados no ginásio Pabellón Municipal Fuente San Luis. Após duelar com o Unicaja, o Tenerife, de Marcelinho Huertas, encara, na sequência, Kirolbet Baskonia (19 de junho, sexta-feira), RetaBet Bilbao Basket (21 de junho, domingo), Joventut Badalona (23 de junho, terça-feira) e Barcelona (25 de junho, quinta-feira).

Regulamento da Fase Final Excepcional

Real Madrid Liga ACB Marcelinho Huertas Basquete
O Real Madrid é o atual bicampeão da Liga ACB (Real Madrid/Divulgação)

A pandemia de coronavírus causou a morte de 27.136 pessoas na Espanha e mais de 243 mil infectados pela doença. A questão de saúde pública paralisou a Liga ACB e outras eventos pelo país e no mundo. Por conta das mudanças forçadas no calendário, a principal competição do basquete espanhol terá um desfecho diferente em relação aos anos anteriores. O Tenerife, de Marcelinho Huertas, nunca ganhou a competição.

+ Time de Rafa Luz anuncia contratações para a temporada

Segundo o novo regulamento, na primeira etapa desta fase final as equipes jogam entre si, em turno único e dentro dos seus respectivos grupos. Os dois melhores de cada chave avançam a fase semifinal, que será decidida em jogo único (28 de maio, domingo), com o 1º colocado do Grupo A encarando o 2º colocado do Grupo B e 1º do B enfrentando o 2º do A.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A decisão da Liga ACB reunirá os vitoriosos das semifinais e será disputada em jogo único, no dia 30 de junho, terça-feira. O Real Madrid é o atual detentor do título da competição e o maior da história, com 35 troféus conquistados. Marcelinho Huertas tem três conquistas da Liga ACB, sendo uma pelo Caja Laboral (2009/10) e duas pelo Barcelona (2011/12 e 2013/14).

Mais em Basquete