Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Seleção masculina é eliminada da Copa do Mundo sub-18

Brasil vence um jogo e perde outro e é eliminado do torneio masculino da Copa do Mundo sub-18

Brasil Copa do Mundo sub-18 de basquete 3x3
Brasil venceu dois jogos e perdeu dois na fase de grupos (Foto: FIBA)

O Brasil foi eliminado do torneio masculino da Copa do Mundo sub-18 de basquete 3×3, em Debrecen, na Hungria. A equipe chegou a vencer o Cazaquistão nesta quinta-feira (25), mas foi derrotado pela Lituânia e não conseguiu avançar pela fase de grupos. Assim, se despede do torneio com duas vitórias e duas derrotas. O time feminino segue na disputa, ainda com 100% de aproveitamento.

+ Carol Meligeni é eliminada na segunda rodada do quali do US Open

Vindo de um triunfo contra o Bahrain e um tropeço diante da Ucrânia, o Brasil chegou à esta quinta-feira com boas chances de avançar para o mata-mata da chave masculina. Tendo dois jogos pela frente no dia, a equipe precisaria vencer os dois ou ganhar um e torcer por uma combinação de resultados para se classificar.

Confrontos do dia

No primeiro duelo do dia, o time formado por Gabriel Almeida, Marcos Arambasic, André Candido e Luiggi Fachin encarou a Lituânia. Em um duelo frenético, a equipe brasileira esteve atrás do placar desde o primeiro instante e viu os adversários abrirem larga frente. A seleção verde-amarela chegou a diminuir a diferença para dois pontos no fim (18 a 16), mas os lituanos fizeram três pontos seguidos para fechar em 21 a 16.

Brasil Copa do Mundo sub-18 de basquete 3x3
Luiggi no duelo contra a Lituânia (Foto: FIBA)

Com a derrota, o Brasil deu adeus à competição. Isto porque a Lituânia garantiu a primeira colocação do grupo e a Ucrânia venceu os dois jogos que fez no dia, ficando em segundo lugar. Assim, a seleção brasileira entrou em ação contra o Cazaquistão já eliminado.

Apesar disso, os meninios brasileiros fizeram um grande jogo e conseguiram uma bela virada. O Cazaquistão liderou a maior parte do jogo e chegou a ter 19 a 15 de frente. No entanto, o Brasil emplacou sete pontos seguidos (três bolas de fora) em um minuto e passou a frente em 22 a 19.

Situação na Copa do Mundo sub-18

Com o resultado, o Brasil ficou na terceira colocação do grupo D, atrás apenas de Lituânia e Ucrânia. Ao todo, 20 times por naipe participam da Copa do Mundo sub-18 de basquete 3×3, sendo que estão divididas em quatro grupos de cinco. As seleções jogam entre si e, ao final das quatro rodadas, as duas melhores avançam ao mata-mata.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apesar da eliminação no masculino, o Brasil segue na disputa feminina. E a equipe verde-amarela tem grandes chances de avançar de fase, já que venceu os dois primeiros jogos que fez na competição, contra Chile e Letônia. A seleção enfrentará Japão (líder) e Grã-Bretanha (lanterna) nesta sexta-feira (26), no encerramento da primeira fase.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete 3 x 3