Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Brasil conhece adversários dos Pré-Olímpicos de basquete 3×3

Brasil está no grupo A dos torneios pré-olímpicos, que acontecerão em maio, no Japão, valendo uma vaga para Paris

Socas, da seleção brasileira de basquete 3x3, antes do Pré-Olímpico da modalidade; Brasil rumo a Paris-2024
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) divulgou os grupos dos Pré-Olímpicos de basquete 3×3 nesta segunda-feira (22). O Brasil disputará o Torneio de Qualificação Olímpica Universal 2 (UOQT 2), tanto no masculino quanto no feminino, que acontecerá em Utsunomiya, no Japão, entre os dias 3 e 5 de maio, com uma vaga para Paris-2024 em jogo.

Entre as mulheres, o Brasil está no grupo A, ao lado de Alemanha, Áustria e Japão. O grupo B é composto por Austrália, Canadá, Holanda e Quênia. No masculino, o Brasil também está no grupo A, mas terá Letônia, Lituânia e Porto Rico como adversários. Pelo grupo B, disputam o torneio Egito, França, Japão e Mongólia.

A seleção brasileira de basquete 3×3 masculino conseguiu vaga no Pré-Olímpico após o quarto lugar no último Mundial da modalidade, enquanto a seleção feminina se classificou graças ao vice-campeonato da AmeriCup. Ambas as equipes buscam se classificar pela primeira vez para os Jogos Olímpicos, uma vez que ficaram de fora da estreia da modalidade em Tóquio-2020.

Basquete 3×3 em Paris-2024

Há três torneios pré-olímpicos diferentes no basquete 3×3. Além do UOQT 2 – que o Brasil participa -, existe o Torneio de Qualificação Olímpica Universal 1 (UOQT 1), que reúne apenas países que não tiveram representantes no basquete de quadra (5×5) nas últimas duas edições de Jogos Olímpicos, e o Pré-Olímpico Final, reunindo 16 melhores equipes do ranking mundial.

O Brasil não pode disputar o UOQT 1, pois competiu no basquete na Rio-2016 – ganhou vagas de país-sede à época. O país estaria elegível para o Pré-Olímpico Final, mas está em colocações baixas do ranking mundial. Atualmente, é o 36º colocado no masculino e o 48º no feminino. Assim, o UOQT 2 será a única possibilidade de classificação olímpica.

Ao todo, haverá oito países em cada naipe no basquete 3×3 em Paris-2024. Atualmente, China, Estados Unidos e Sérvia estão classificados no masculino, enquanto China, Estados Unidos e França estão garantidos no feminino. O UOQT 1 dará uma vaga por naipe, assim como o UOQT 2, enquanto o Pré-Olímpico Final distribuirá três cotas cada.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete 3 x 3