Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Brasil vence três jogos na abertura da Copa do Mundo sub-18

Brasil vence três jogos e perde um na estreia da Copa do Mundo sub-18

Brasil Copa do Mundo sub-18 de basquete 3x3
Ana Beatriz Passos foi um dos destaques brasileiros da estreia (Foto: FIBA)

O Brasil começou muito bem sua participação na Copa do Mundo sub-18 de basquete 3×3, em Debrecen, na Hungria. O país venceu três jogos que fez nesta quarta-feira (24), duas com a equipe feminina e uma com a masculina. As mulheres ganharam de Chile (17 a 11) e da Letônia (21 a 11), enquanto os homens bateram Bahrein (21 a 10) e perderam para a Ucrânia (21 a 16).

+ Brasil faz grande jogo e perde de virada para a Croácia nas oitavas do Mundial sub-16 de polo aquático

Feminino

A seleção feminina, com Alexia Dagba, Stephany Gonçalves, Arianny Oliveira e Ana Beatriz Passos, foi a primeira a entrar em ação, contra o Chile. Dominante, o Brasil tomou as rédeas do placar desde o início. A equipe tomou conta do placar após o primeiro ponto chileno e disparou, tendo 9 a 5. O Chile chegou a diminuir a diferença para apenas um ponto, mas logo o Brasil voltou a abrir e fechou o duelo em 17 a 11.

Poucas horas mais tarde, o quarteto brasileiro voltou à quadra para enfrentar a Letônia. O Brasil teve amplo domínio do jogo, desde o primeiro instante, e venceu de ponta a ponta, conseguindo a vitória ainda antes do encerramento do tempo. Ana Beatriz Passos acertou uma bola de dois a um minuto do fim e decretou a vitória brasileira por 21 a 11.

Brasil Letônia Copa do Mundo sub-18 de basquete 3x3
Stephany Gonçalves no duelo contra a Letônia (Foto: FIBA)

Com as duas vitórias, o Brasil aparece na segunda colocação do grupo C da Copa do Mundo sub-18 de basquete 3×3, atrás do Japão nos critérios de desempate. A equipe asiática venceu seus dois jogos com 21 pontos, tendo quatro pontos marcados a mais do que a seleção brasileira. O Brasil enfrentará o próprio Chile e a Grã-Bretanha no encerramento da primeira fase. Os dois primeiros colocados avançam.

Masculino

Contando com Gabriel Almeida, Marcos Arambasic, André Candido e Luiggi Fachin, a equipe masculina entrou em ação após as mulheres. Primeiro, enfrentou Bahrein e venceu por 21 a 15. Em um jogo que começou frenético, a seleção asiática chegou a liderar o placar no início, mas logo o Brasil ultrapassou e tomou conta do jogo até fechar em 21 a 10. O jogo foi encerrado a dois minutos e meio do fim.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais tarde, enfrentou a Ucrânia, que começou melhor no jogo e logo abriu 5 a 0. O Brasil ainda diminuiu a diferença, mas os europeus voltaram e ter cinco de frente em 7 a 2. Após pedido de tempo, a seleção se acertou e entrou de vez no jogo, deixando a Ucrânia pendurada no número de faltas. A vantagem chegou a ser de um ponto (10 a 9). No entanto, o time europeu disparou no fim e fechou em 21 a 16.

Com uma vitória e uma derrota, o Brasil aparece na terceira colocação do grupo D, atrás da Ucrânia e da Lituânia. A equipe ainda jogará contra a própria Lituânia e o Cazaquistão por um lugar nas quartas de final. Ao todo, a Copa do Mundo sub-18 de basquete 3×3 reúne 20 seleções, divididas em quatro grupos de cinco. As duas primeiras de cada chave avançam de fase.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete 3 x 3