Siga o OTD

Badminton

Davi Silva surpreende e garante medalha em Santo Domingo

Davi Silva, 1052 do mundo, se garantiu na semifinal do Aberto dee Santo Domingo de badminton e vai enfrentar o favorito Misha Zilberman, 49º do ranking

Davi Silva Aberto de Santo Domingo de badminton
Gwen Maitre

O brasileiro Davi Silva, de apenas 18 anos, é a grande sensação do Aberto de Santo Domingo de badminton. O atleta, que começou a disputa no qualifying, já venceu cinco partidas no torneio e se classificou para a semifinal, garantindo a primeira medalha internacional de sua carreira na categoria adulto.

Campeão sul-americano sub-17 em 2019 e sub-19 em 2021, Davi Silva foi revelado pela Associação Miratus, projeto social que fica na favela da Chacrinha, no Rio de Janeiro, fundado por Sebastião Oliveira, pai de Ygor Coelho, principal nome do badminton brasileiro, que também começou a jogar no local.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Antes do Aberto de Santo Domingo, Davi Silva nunca tinha conseguido um resultado de destaque entre os adultos, mas na capital da República Dominicana ele empilhou uma vitória atrás da outra. No quali, quarta-feira, massacrou Luis Rodriguez, atleta da casa, por 21/4 e 21/6, e venceu com autoridade o americano Kevin Shi por 21/11 e 21/13.

Na chave principal, passou pelo mexicano Job Castillo, um dos cabeças-de-chave do torneio, num jogaço de três sets com parciais de 21/19, 16/21 e 23/21. Nesta sexta, pelas oitavas de final, fez 21/15 e 21/18 sobre o dominicano Yonatan Linarez e bateu o americano Howard Shu também em três sets por 21/23, 22/20 e 21/13.

Neste sábado, Davi Silva terá um grande desafio pela frente. Vai enfrentar o cabeça-de-chave número 1 do Aberto de Santo Domingo, o israelense Misha Zilberman, responsável pela eliminação do brasileiro Jonathan Matias na primeira rodada com parciais de 21/23, 21/16 e 21/18.

Misha Zilberman é o atual 49º colocado do ranking mundial e, no final de abril, chegou à semifinal do Campeonato Europeu, competição em que foi derrotado apenas pelo dinamarquês Viktor Axelsen, atual número 1 do mundo.

Atual 1052º do mundo, Davi Silva vai dar um grande salto no ranking após a participação em Santo Domingo e, como franco-atirador, vai tentar surpreender Misha Zilberman para tentar chegar à primeira final de sua carreira. A tarefa é muito complicada, mas sonhar não custa nada.

Além da semifinal de simples, Davi Silva está nas quartas de final de duplas mistas ao lado de Sania Lima. Os dois enfrentam neste sábado os cubanos Leodannis Palacio e Yeily Rodriguez. Na competição feminina, o Brasil tem duas duplas nas quartas de final. Jeisiane Alves e Juliana Viana Vieira enfrentam as dominicanas Nairoby Jimenez e Clarisa Pie e Sania Lima e Tamires Santos jogam contra as guatemaltecas Alejandra e Mariana Quan.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Badminton