Siga o OTD

Badminton

Jonathan Matias e duplas vão às semis no Challenge do México

Jonathan Matias e duplas mista e feminina vencem dois jogos e se garantem nas semifinais no International Challenge do México

Jonathan Matias badminton International Challenge do México badminton
Jonathan Matias (Arquivo/Panam Sports)

O brasileiro Jonathan Matias se garantiu nas semifinais do torneio de simples do International Challenge do México de badminton, disputado na cidade de Aguascalientes. As parcerias formadas por Jaqueline Lima e Fabricio Farias, nas mistas, e Jaqueline Lima e Samia Lima, no feminino, também avançaram às semis dos respectivos torneios de duplas. Principal atleta do país, Ygor Coelho foi eliminado.

Jonathan Matias (201º) encarou uma jornada dupla nesta quinta-feira (14). Logo pela manhã, ele venceu o francês Alex Lanier de virada, por 2 sets a 1, em parciais de 17/21, 21/15 e 21/15. Horas mais tarde, nas quartas, ele teve o japonês Yushi Tanaka (403º) pela frente e conseguiu vitória por 2 a 0, em 21/12 e 21/19.
+ Após mais de oito horas, Brasil bate Argentina na Billie Jean King Cup

Garantido entre os quatro melhores da competição, Jonathan já tem ao menos um bronze garantido, pois no badminton não há disputa de terceiro lugar. Ele enfrentará agora o espanhol Pablo Abian (55º), cabeça de chave número 2, que ainda não perdeu sets no torneio. Jonathan tem 22 anos e foi revelado no projeto Miratus, o mesmo onde cresceu Ygor Coelho.

Ygor (50º), por sua vez, não teve a mesma trajetória de seu compatriota. Cabeça de chave número 1, ele chegou a vencer um jogo no dia, contra o português Bernardo Atilano por 2 sets a 1 (21/17, 12/21 e 21/16), mas perdeu para o qualifier Riku Hatano (249º), do Japão, por 2 a 1 (14/21, 21/19 e 22/24), após desperdiçar quatro match points no último set.

Ygor Coelho é o principal nome do badminton brasileiro
Ygor Coelho teve quatro match points em 20 a 16, mas sofreu a virada (Foto: Damian Roman Garcia/FEMEBA)

Duplas também avançam

Também cabeças de chave número 1, Fabricio Farias e Jaqueline Lima seguem vivos na chave de duplas mistas. Eles chegaram às semifinais após vitória sobre os mexicanos Rodrigo Morales/Romina Fregos, por duplo 21/12, e sobre os estadunidenses Jacob Zhang/Ishika Jaiswal, por 2 sets a 1 (15/21, 21/9 e 21/18). Os brasileiros enfrentarão Naoki Yamada/Moe Ikeuchi, do Japão, por um lugar na final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Melhores ranqueadas do torneio de duplas femininas, Jaqueline Lima/Samia Lima foram as últimas a se garantirem nas semifinais. Primeiro, emplacaram 21/11 e 21/18 para derrotar as italianas Katharina Fink/Yasmine Hamza. Depois, já pela noite, passaram pelas guatemaltecas Alejandra e Mariana Paiz Quan por 2 a 0 (21/11 e 21/10). Elas terão agora as japonesas Rui Hirokami/Yuna Kato pela frente.

Eliminações

Ainda nas duplas mistas, Deivid Silva/Samia Lima caíram nas quartas de final. Eles passaram pelos peruanos Jose Guevara/Ines Lucia Salazar por 2 sets a 1 (13/21, 21/15 e 21/19) nas oitavas de final, perdendo em seguida para a dupla estadunidense de Vinson Chiu/Jennie Gai e perderam por 21/9 e 21/16.

+ Jovane Guissone leva ouro na Copa do Mundo de paraesgrima em SP

Pela chave de duplas masculinas, Davi Silva/Deivid Silva caíram diante dos guatemaltecos Ruben Castellanos/Christopher Martinez, por 2 a 1 (21/15, 20/22 e 18/21), nas oitavas. Na mesma fase, mas em simples, Donnians Oliveira perdeu de virada para o italiano Giovanni Toti (21/9, 15/21 e 20/22). No feminino, Jeisiane Alves caiu diante da japonesa Riko Gunji em sets diretos, com parciais de 21/9 e 21/5.

Jonathan Matias e cia

Jonathan Matias, Jaqueline Lima, Samia Lima e Fabricio Farias voltarão a jogar nesta sexta-feira (15), a partir das 13h, no horário de Brasília. As finais estão previstas para o sábado (16).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Badminton