Siga o OTD

Tênis

Após mais de oito horas, Brasil bate Argentina na BJK Cup

Em confronto de oito horas, Brasil bate Argentina e mantém invencibilidade na Billie Jean King Cup

Bia Haddad Maia representando o Brasil contra a Argentina na Billie Jean King Cup

Teste para cardíaco! Em confronto que durou mais de oito horas, o Brasil venceu a Argentina, por 2 a 1, nesta quinta-feira (14), e encaminhou sua classificação à segunda fase do Zonal Americano I da Billie Jean King Cup. Laura Pigossi perdeu o primeiro duelo, Bia Haddad empatou e Bia e Carol Meligeni conseguiram a virada com vitória nas duplas.

+ Jovane Guissone é ouro na Copa do Mundo de paraesgrima em São Paulo

Todos os três jogos do duelo, disputado em Salinas, no Equador, foram verdadeiras batalhas, decididos no terceiro set. O confronto durou exatamente 8 horas e 21 minutos, sendo que os dois de simples passaram das 3 horas e o de duplas teve 2 horas cravadas.

Laura Pigossi (126ª) foi a primeira a entrar em ação, perdendo para Solana Sierra (648ª) em parciais de 6/7 [1], 6/4 e 6/7 [12]. Em seguida, Bia Haddad (61ª) colocou o Brasil de volta no duelo com uma virada sobre Maria Carle (237ª) em 6/7 [10], 6/3 e 7/6 [5]. Por fim, Bia se juntou a Carol Meligeni para superarem Jazmin Ortenzi/Julia Riera em 6/3, 3/6 e 6/1.

Com a vitória, o Brasil mantém sua invencibilidade na Billie Jean King Cup, chegando à segunda vitória em dois confrontos. Vale destacar que toda a dificuldade encontrada nessa segunda rodada não chegou nem perto de existir no primeiro embate, contra a Guatemala. Lá, foram três jogos vencidos por 2 a 0 e seis games cedidos. O próximo compromisso da seleção brasileira será contra a Colômbia, nesta sexta-feira (15).

O Brasil é o líder do Grupo A, praticamente assegurado na próxima fase. Caso termine entre os dois primeiros, avançará às semifinais, cruzando com um adversário do Grupo B, formado por Paraguai, Chile, Equador e México. E, em caso de vitória, estará classificado para os playoffs da Billie Jean King Cup, que é a Copa do Mundo de tênis feminino.

Batalha 1

Laura Pigossi representando o Brasil na Billie Jean King Cup
Laura Pigossi fez o primeiro jogo do dia (Foto: Lucas Balduíno/CBT)

Laura Pigossi e a argentina Solana Sierra, de 17 anos, deixaram tudo em quadra. Foram 3h07 de um confronto que terminou com a vitória da Argentina pelo placar de 6/7 (1-7), 6/4 e 7/6 (14-12). A brasileira teve cinco match points, mas não conseguiu fechar a partida e saiu derrotada.

+ Brasil tem nove atletas inscritos no X Games de Chiba

O primeiro set começou nervoso, com três quebras para cada lado. As duas tenistas sofreram para manterem o serviço. Pigossi teve um 5 a 4, mas Sierra empatou, quebrou em seguida e teve o saque para fechar. A jovem argentina não conseguiu, mas levou a primeira parcial no tiebreak.

A partida não mudou muito no segundo set, com a brasileira abrindo 5 a 2, mas sendo quebrada em sequência. Felizmente, dessa vez, Pigossi tinha gordura para queimar, confirmou seu serviço e forçou a terceira parcial.

Seguindo o mesmo padrão dos sets anteriores, o 3º foi lá e cá, com muitas quebras e muito emoção. Sierra teve um 5 a 3 no placar, mas tomou o empate e a definição, como não poderia ser diferente, foi para o tie-break. Pigossi teve cinco match points, mas falhou em todos. Sierra teve um e aproveitou.

Batalha 2

Após uma breve pausa, o torcedor brasileiro não teve muito tempo para relaxar e já voltou a sofrer. Carle e Bia Haddad trocaram quebras no início do jogo, mas a brasileira abriu 5 a 3 e ficou perto da vitória. Foram sete set points, todos desperdiçados. Incrivelmente, a argentina salvou todos e virou o set, fechando a primeira parcial no tie-break 6/7 (10-12).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Pressionada, Bia Haddad caprichou nas devoluções e complicou a adversária. Muito superior, a brasileira criou uma vantagem e, desta vez, não vacilou: 6/3 no set e a definição foi, mais uma vez, para a terceira parcial.

Haja coração! Carle saiu com um 2 a 0 de cara e depois ampliou para 5 a 1. Tudo parecia perdido, Bia Haddad estava entregue em quadra. Contudo, a brasileira não desistiu, buscou a igualdade e forçou o tie-break. Novamente, a argentina saiu na frente e abriu 5 a 3. Contra a parede, Bia Haddad emendou quatro pontos, venceu o set e partida, forçando a realização das duplas.

Batalha 3

Carol Meligeni representando o Brasil na Billie Jean King Cup
Carol Meligeni (Foto: Lucas Balduíno/CBT)

No jogo decisivo, uma mudança de última hora. Gabriela Cé e Rebeca Pereira estavam escaladas para formar a dupla brasileira no duelo, mas foram substituídas por Carol Meligeni e Bia Haddad Maia. As duas assumiram muito bem a responsabilidade e conseguiram a vitória sobre Jazmin Ortenzi/Julia Riera após 2 horas cravada, com placar de 6/3, 3/6 e 6/1.

Carol e Bia começaram muito bem, impondo uma quebra logo no primeiro serviço das adversárias e abrindo 3 a 0. No entanto, as argentinas se recuperaram e empataram o duelo. As brasileiras se mantiveram firmes e voltaram a quebrar Ortenzi/Riera, fechando o primeiro set em 6 a 3.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O segundo set pareceu ser um repeteco do primeiro: alternância de quebras nos primeiros serviços e duelo empatado. Desta vez, porém, foi a dupla argentina que conseguiu tomar a dianteira na reta final da parcial, impondo quebra no sexto game para abrir 4 a 2. Ortenzi/Riera mantiveram-se a frente e devolveram o 6 a 3, forçando o terceiro set.

Na parcial decisiva, não teve para ninguém. Só deu Bia Haddad e Carol Meligeni. As duas se impuseram desde o começo e não deram respiro para as argentinas, confirmando todos os seus serviços e quebrando duas vezes o saque adversário. Assim, venceram o set por 6 a 1 e fecharam o jogo e o confronto para o Brasil.

Mais em Tênis