Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovane Guissone leva ouro na Copa do Mundo de paraesgrima

Medalhista paralímpico, Jovane Guissone fatura título do florete B na Copa do Mundo de paraesgrima em São Paulo

Jovane Guissone disputa Copa do Mundo de paraesgrima em São Paulo
Jovane Guissone sorri após vitória por 5 a 0 nas poules (Foto: Alê Cabral/CPB)

O brasileiro Jovane Guissone conquistou o título do florete categoria B na Copa do Mundo de paraesgrima, que teve seu primeiro dia de disputas nesta quinta-feira (14), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). Multi-medalhista paralímpico, o gaúcho teve uma campanha perfeita, com oito jogos e oito vitórias, derrotando o iraquiano Ammar Ali na final.

+ Seleção brasileira de bocha é convocada para a Copa do Mundo do Rio

Em sua trajetória, Jovane sobrou nas poules e avançou na primeira colocação, vencendo seus cinco duelos com tranquilidade. Ranqueado como o cabeça de chave número 2 após a campanha inicial, ele estreou no mata-mata somente nas quartas de final e derrotou o tailandês Visit Kingmanaw, por 15 a 12. Depois, bateu o italiano Michele Massa por 15 a 11 e encontrou Ammar na final, ganhando por 15 a 12.

Natural de Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, Jovane Guissone tem 39 anos e tem o florete como sua segunda arma. Sua principal é a espada, na qual ele já foi duas vezes medalhista paralímpico, tendo um ouro em Londres-2012 e uma prata em Tóquio-2020. Há dois dias, ele levou o ouro na Copa Brasil de paraesgrima.

Outros 16 brasileiros competiram na Copa do Mundo de paraesgrima em São Paulo, incluindo dois no florete B masculino. Vanderson Chaves, que também representou o Brasil em Tóquio, foi o nono colocado, enquanto Mauricio Stempniak terminou na 13ª posição, ambos parando nas oitavas de final.

+ Confira os resultados do Brasil no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima

Outros resultados

Pela disputa feminina do florete A, Rayssa Veras foi a melhor brasileira terminando na sexta colocação. Ela avançou em segundo lugar nas poules, após uma campanha de três vitórias e duas derrotas, superou a compatriota Fabiana Soares nas oitavas e foi derrotada pela georgiana Nino Tibilashvili, por 15 a 5, nas quartas.

Fabiana foi a 11ª colocada após ser eliminada por Rayssa. Ela havia conseguido duas vitórias nas poules. Entre as outras brasileiras que competiram na categoria, Carminha Oliveira também parou nas oitavas e ficou em nono lugar. Rudineia Manica foi 16ª, enquanto Karina Maia terminou em 17º.

O florete A masculino foi o torneio mais recheado de brasileiros, com oito ao todo. No entanto, nenhum deles chegou nas quartas de final. Fabio Luiz Damasceno, Alex Sandro Souza e Sandro Colaco pararam nas oitavas, enquanto Lenilson de Oliveira, Clodoaldo Zafatoski, Kevin Damasceno, Moacir Ribeiro e Eduardo Oliveira perderam na primeira rodada do mata-mata.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, Monica Santos foi a única brasileira na espada B feminina. Com uma campanha de quatro derrotas nas poules, ela chegou nas oitavas com o pior ranqueamento do torneio. Ainda assim, fez um grande jogo contra Irma Khetsuriani, mesmo perdendo por 15 a 14.

Copa do Mundo de paraesgrima

As disputas da Copa do Mundo de paraesgrima seguem acontecendo no Centro Paralímpico de Treinamento em São Paulo até o domingo (17). Cerca de 240 atletas participam da competição, que é promovida pela Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS). É o primeiro evento internacional da modalidade na temporada.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia