Siga o OTD

Atletismo

Thiago Braz recebe suspensão preventiva por doping

Campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz recebeu uma suspensão preventiva pelo uso de ostarina

Thiago Braz Birmingham mundial indoor salto com vara petrov
Thiago Braz (Arquivo: Wagner Carmo/CBAt)

(Atualizado às 14h03) Em meio ao Sul-Americano de Atletismo, uma bomba pegou de surpresa os fãs de esportes olímpicos do Brasil. Thiago Braz, ouro do salto com vara no Rio 2016 e bronze em Tóquio 2020, recebeu uma suspensão preventiva da Unidade de Integridade do Atletismo (Athletics Integrity Unit) por uso de substância proibida.

A substância encontrada em Thiago Braz é a ostarina. O medicamento é um modulador hormonal que influencia principalmente no aumento de massa muscular, assim dá força e performance. Ele funciona de forma parecida aos esteroides anabolizantes, mas sem os mesmos efeitos colaterais. 

Thiago Braz Meeting de Atletismo
O atleta Thiago Braz em ação no salto com vara (Divulgação/Instagram/Thiago Braz)

Em 2021, a oposta Tandara também recebeu suspensão pelo uso da mesma substância. Naquela ocasião, ela acabou ficando de fora dos Jogos Olímpicos e tomou um gancho de quatro anos. Na reta final da carreira, a jogadora optou pela aposentadoria.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK  

Thiago Braz ainda não se pronunciou sobre o assunto. Além disso, vale destacar que a suspensão é provisória e segue até uma decisão final em “uma audiência conduzida sob as Regras Antidoping do Atletismo Mundial ou o Código de Conduta de Integridade”. Thiago vem de uma grande mudança recentemente na carreira. No início do mês passado, o saltador brasileiro oficializou o fim da parceria com seu treinador, o ucraniano Vitaly Petrov. Foi sob o comando de Petrov que conquistou duas medalhas olímpicas. 

Sem posição oficial da CBAt

Através do repórter Gabriel Gentile, o Olimpíada Todo Dia procurou um posicionamento oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Contudo, representantes da Confederação que estão presentes no Campeonato Sul-Americano não se pronunciaram sobre o assunto.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Atletismo