Siga o OTD

Atletismo

Thiago Braz é sexto na etapa de Estocolmo da Diamond League

Duas vezes medalhista olímpico, o saltador Thiago Braz teve dificuldades na Suécia, saltou 5,62 m e terminou a etapa na 6ª colocação

Na imagem, Thiago Braz esperando para executar uma tentativa de salto com vara.
Thiago Braz esperando para executar uma tentativa de salto com vara. Foto: captura de vídeo.

Thiago Braz iniciou uma nova etapa de preparação no meio do ciclo olímpico. Três semanas após anunciar o encerramento de parceria com Petrov, o brasileiro competiu na 7ª etapa da Diamond League. Com muitas adversidades na prova, Braz saltou 5,62 m, sua melhor marca na temporada, e fechou com a sexta colocação. O campeão olímpico Armand Duplantis fez a festa da torcida local.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Inicialmente, a prova sofreu atraso de mais de duas horas, por causa da chuva no domingo (2) em Estocolmo. Dessa maneira, esse foi mais um dos componentes que o Thiago viveu durante a competição. É um momento de adaptação a algumas novidades para o atleta, com o novo treinador Mitchell Krier, novo componente nas varas, que são de fibra de carbono e não mais de fibra de vidro, poucas provas na temporada, frio sueco.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK  

A princípio, o brasileiro encontrou dificuldades para passar 5,42 m. Apenas na terceira tentativa, Braz superou a altura mínima posta. Fato que o campeão olímpico de Londres 2012, o francês Renaud Lavillenie, não conseguiu e terminou com a oitava e última colocação. Já significava a melhor marca da temporada de Thiago. Contudo, ele conseguiu passar 5,62 m na segunda tentativa, altura que o sueco Duplantis entrou na prova.

Depois, o brasileiro tentou superar a altura de 5,72 m. No entanto, em sua terceira tentativa, foi obrigado a esperar uma ser corrigida pela organização. Estava sem agasalho e esfriou, o que resultou no fracasso da tentativa.

Tentativa de recorde mundial

Assim, a competição seguiu sem Thiago, mas com show particular de Armand Duplantis. Pal Haugen Lillefosse (NOR), ficou com o bronze, ao saltar 5,72m na primeira tentativa e falhar com dez centímetros a mais. A prata foi para Ernest John Obiena (PHI), que passou 5,82 m na segunda tentativa. Portanto, Duplantis já garantiu o ouro em casa, ao transpor a mesma altura em sua primeira tentativa, seu segundo salto na prova. Ele ainda passou as alturas de 5,95m e 6,05m com facilidade.

Não contente, o sueco foi em busca de superar a sua própria marca do recorde mundial. Em fevereiro deste ano, ele alcançou 6,22m na França, um centímetro a mais que a altura anterior, estipulada por ele mesmo no Mundial de Atletismo do ano passado. Duplantis tentou 6,23 m por três vezes, abortou as duas primeiras subidas e esbarrou e derrubou o sarrafo na terceira. O recorde terá que esperar.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Atletismo