Siga o OTD

Atletismo

Tatiane Raquel vence 3000m com obstáculos na Hungria

Tatiane ficou perto de quebrar o recorde sul-americano, assim como de superar o índice para o Mundial

Tatiane Raquel da Silva 300m metros com obstáculos Mundial de Atletismo Oregon 2022. Troféu Brasil de Atletismo Jogos Pan-Amerianos ouro prata bronze pan
Tatiane Raquel da Silva disputando a prova no Mundial do Oregon em 2022 (Carol Coelho/CBAt)

Nesta quinta-feira (8), cinco brasileiros entraram em ação no Grand Prix da Hungria de atletismo. O melhor resultado veio nos 3000m com obstáculos, onde Tatiane Raquel da Silva ficou em primeiro lugar e muito perto de quebrar o recorde sul-americano da prova. O Brasil também levou duas medalhas de prata na competição. Fernando Ferreira ficou em segundo lugar no salto em altura, com Isabel de Quadros ficando na mesma posição no salto com vara. Na Eslováquia, Samory Uiki Fraga foi quarto no salto em distância.

“Não deixaram a gente correr com relógio e fiquei sem referência. Tinha um na largada, mas não vi quanto eu passei nos 1.000 m, nos 2.000m […] Poderia ter forçado para conseguir o recorde”, disse Tatiane Raquel, que completou o percurso em 9m24s05. A melhor marca sul-americana, que é de 9m24s38 da prova, pertence à própria e foi obtida na Inglaterra, no ano passado. 

Além disso, o tempo feito por Tatiane também ficou próximo do índice exigido para o Campeonato Mundial de Atletismo (9m23s00). Apesar do resultado, a brasileira  somou pontos importantes para o Ranking Mundial, outra maneira de se qualificar. 

Outros brasileiros

Além de Tatiane Raquel, outras brasileiras disputaram os 3000m com obstáculos do Grand Prix da Hungria. Simone Ferraz acabou em quinto lugar com 9m36s54, enquanto Mirelle da Silva ficou em oitavo marcando 10m04s29.

Ainda no GP da Hungria, Isabel de Quadros ficou na segunda colocação do salto com vara. Isabel saltou 4,10m para conquistar a prata.  A húngara Hanga Klener foi a campeã com 4,30m. Em terceiro lugar, terminou a italiana Virginia Scardanzan alcançando 4,00m.

fernando ferreira salto em altura
Fernando Ferreira (Foto: Arquivo/Divulgação)

Assim como Isabel, Fernando Ferreira também ficou com o segundo lugar. No salto em altura, o brasileiro atingiu 2,15 para conquistar a prata. Ele dividiu a medalha com o húgaro Csaba Horvath. Também atleta da casa, Gergely Torok saltou 2,20m e foi o campeão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No salto em distância,  Eliane Martins (Pinheiros-SP) terminou na quarta colocação. Ela fez 6,42 m (0.8) e terminou atrás de três húngaras: Diana Lesti, com 6,75 m (-0.3), Anastasia Nguyen, com 6,64 m (0.7), e Petra Banhidi-Farkas, com 6,57 m (0.5).

Samory na Eslováquia

Samory Uiki Fraga foi outro brasileiro competindo na Europa em busca do índice e pontos para o Mundial. No JBL Jump Fest, na Eslováquia, o brasileiro acabou em quarto lugar do salto em distância. Samory saltou para 7,67m (-0.1), longe dos 7,99m, que é a sua melhor marca na temporada. Com isso, ficou atrás do australiano Jalen Rucker (7,71m), que terminou com o bronze. A prata foi do azerbaijano Nazim Babayev (7,80m), enquanto o título acabou com o tcheco Radek Juska (7,96m).

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Atletismo