Siga o OTD

Atletismo

Érica Sena retorna às pistas, em março, no GP de Dudince

Após pausa na carreira para ser mãe, pernambucana retorna às competições focada nas Olimpíadas de Paris 2024

Érica Sena retorna às pistas, em março, no GP de Dudince
Érica Sena (Wagner Carmo/CBAt)

A pernambucana Érica Sena está de volta às competições. Atleta do E.C Pinheiros abriu mão do Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, para viver a gravidez. Seu filho, Kylian Andrés, nasceu no dia 14 de junho do ano passado, em Cuenca, no Equador, onde a brasileira mora. É casada com o treinador e atleta Andrés Chocho.

Uma das atletas mais vitoriosas na América do Sul na marcha atlética, Érica Sena é recordista brasileira dos 20 km marcha. Além disso, dos 10.000m, dos 10km, e dos 20.000m. Por isso, a pernambucana pode ser considerada a principal marchadora da história do Brasil por seus resultados.

+ Giovanni Vianna e Giovana Dias brilham no segundo dia do STU
+ Keno Marley vence duelo difícil e vai à semi em Strandja
+ Yuri Mansur fica em 17º na Copa do Mundo de Gotemburgo
+ Marcelo Alves avança no Torneio da Espanha de parabadminton
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O retorno de Érica planeja seu retorno no GP de Dudince, na Eslováquia, no dia 25 de março, na prova dos 35 km. Dessa forma, Ela não vai participar da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, no póroxim dia 5 de março, em Brasília.

“Estamos indo com calma nos treinos, com muita vontade de voltar a competir forte. Nosso objetivo principal são os Jogos Olímpicos de Paris-2024”, lembrou a atleta de 37 anos. “Estou num momento diferente, porque tenho um pequenino que depende de mim. Agora estou tendo ajuda da minha irmã mais velha, a Ângela, que veio do Brasil. Está um pouco mais fácil porque vou despreocupada ao treino – sei que ele está em boas mãos”, completou Érica.

Treinos

Érica Sena voltou a treinar apenas dois meses depois do nascimento de seu filho. “Meu parto foi cesariana e a recuperação foi um pouco lenta. Fiz muita fisioterapia pós-parto para fortalecer o meu abdômen novamente”, comentou. 

A pernambucana espera obter bons resultados na competição no GP de Dudince. “Gostaria muito de obter índice para o Campeonato Mundial de Budapeste, em agosto. Mas quero ir com calma, respeitando o meu corpo e o processo. Apesar de toda dificuldade estou muito contente com os resultados que estou alcançando”, disse.

Reta final de preparação

Anteriormente à Dudince, Érica Sena quer disputar uma prova no Equador. “Quero fazer uma avaliação, antes de viajar para a Europa, para sentir o clima de competição”, afirmou. Nascida em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, ela vive na altitude de Cuenca. A cidade equatoriana fica cerca de 2.600 m em relação ao nível do mar, há 10 anos.

A carreira de Érica comtempla medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 (prata) e em Lima-2019, nos 20km (bronze). Além disso, a pernambucana é campeã do circuito de marcha da World Athletics, sétima colocada nos Jogos do Rio-2016. Assim como terminou em quarto lugar nos Mundiais de Londres-2017 e de Doha-2019.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Atletismo