Siga o OTD

Atletismo

World Athetics revela percursos da maratona e marcha no Mundial

Federação internacional revela percursos das provas de rua do Mundial de Atletismo de Budapeste-2023

Praça dos Heróis Budapeste Mundial de Atletismo
(Foto: Gabor Dvornik)

Os maratonistas e marchadores vão competir no coração de Budapeste, no Campeonato Mundial de Atletismo 2023, conforme revelou a World Athetics nesta terça-feira (21). Os maratonistas vão correr em um circuito de 10km, que passará pelas mais belas partes de Budapeste, Patrimônio Mundial da UNESCO, e será percorrido em quatro voltas. A área de largada e chegada será na Praça dos Heróis, também para as provas de marcha atlética de 20km e 35km. As seis corridas de rua serão gratuitas para todos os fãs assistirem, com acesso por metrô e bonde e a telões para ajudar a acompanhar os eventos.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Campeonato Mundial será realizado em Budapeste, Hungria, de 19 a 27 de agosto, com 2.000 atletas de mais de 200 países. É a principal competição do atletismo de 2023, ano ainda mais relevante por ser pré-olímpico. 

+ Chuva atrapalha partidas do segundo dia do Rio Open
+ Fenerbahce sai na frente nos playoffs da Champions League de vôlei
+ Quatro pentatletas competiram no Budapeste Indoor
+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A maratona está marcada para o fim de semana de encerramento do Mundial, a corrida feminina no dia 26 de agosto e a masculina no dia seguinte, 27 de agosto, ambas começando às 7 horas local.  

Os percursos

Da largada, na Praça dos Heróis, uma rápida e reta seção leva os competidores ao longo da Avenida Andrássy. A única subida será a recém-renovada Chain Bridge, inaugurada em 1849. A partir dali, o percurso leva os atletas por baixo do Castelo de Buda e pelo túnel, uma das curiosidades do caminho. Os atletas retornarão de Buda para Peste, contornando o Castelo de Buda, atravessando novamente a Ponte das Correntes e depois seguirão para a Praça dos Heróis na Avenida Andrássy.

Percurso da maratona em Budapeste-2023 (Foto; World Athletics)

O percurso tem uma seção intermediária na estrada Bajcsy-Zsilinszky, atrás da Basílica, a única curva de 180 graus. Mas como é uma área com sete pistas, os corredores terão perda mínima de velocidade.

As finais da marcha atlética seguirão uma fórmula que tem funcionado bem nos últimos Mundiais: os 20 km masculino e feminino serão em um circuito de 1 quilômetro, enquanto os 35 km masculino e feminino serão em um circuito de 2 quilômetros. Como na maratona, a largada e a chegada serão novamente na Praça dos Heróis, enquanto o percurso será na Avenida Andrássy. 

A marcha de 20 km masculina está agendada para o dia 19 de agosto, com início às 8:50, a primeira prova do Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste. A marcha 20 km feminina será no dia 20 de agosto, às 7:15. As mulheres e os homens enfrentarão a prova de 35 km ao mesmo tempo na quinta-feira, 24 de agosto, às 7 horas.

*Com informações da CBAt e da World Athletics*

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo