Siga o OTD

Atletismo

Líder do Ranking Mundial, Weslley Beraldo mostra confiança

Weslley Beraldo lidera o ranking mundial do salto em distância neste início de 2023 e espera conseguir melhores resultados ao longo do ano

Weslley Beraldo entre os outros dois atletas do pódio
Weslley no meio do pódio em São Bernardo do Campo (Foto: Dino Aguiar)

Tem brasileiro que começou muito bem em 2023 no atletismo. No dia 11 de fevereiro, Weslley Beraldo conseguiu uma marca de 8,12m no salto em distância em uma competição em São Bernardo do Campo-SP. O salto foi registrado no 1º Circuito Paulista Open, da Federação Paulista de Atletismo e, desde então, o brasileiro está como líder do Ranking da World Athletics de 2023 na prova. O jovem de apenas 23 anos tem objetivos ousados nesta temporada.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“Quero defender a seleção brasileira em todas as competições internacionais. Para isso, vou tentar não só o índice para o Campeonato Mundial de Budapeste (8,25 m), como também o índice da Olimpíada de Paris-2024 (8,25 m)”, disse Weslley Beraldo. Para os Jogos Olímpicos, o prazo de obtenção da marca mínima vai de 1 de julho de 2023 até 30 de junho de 2024. “Além disso, com o meu resultado, acho que posso participar de algumas etapas da Liga Diamante”, completou o saltador.
+ Daniel Cargnin conquista medalha de bronze no Grand Slam de Israel
+ Nicole Silveira termina Copa do Mundo de skeleton em 11º lugar

+ Fofão assume comando da seleção feminina sub-17 de vôlei
+ Fernando Romboli vai à final do Challenger do Bahrein
+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Treinamento à distância

Líder do ranking nacional de 2022 (8,00m), Weslley Beraldo mora em Paranavaí-PR, enquanto seu técnico, Dino Aguiar, vive a 700km dali em Bragança Paulista-SP. “Treino com o Dino desde março do ano passado. Eu gravo meus treinos técnicos e passo para ele pela internet. Assim, ele corrige alguma coisa que faça errado e me devolve com suas observações”, contou. “Já fui algumas vezes para Bragança. O Dino me conhece bem, sabe do meu potencial e da minha técnica. Apesar da dificuldade, os resultados estão aparecendo”.

Já o treinador se mostra confiante no trabalho realizado com o atleta. “Estamos apenas no início da temporada. Nossa expectativa é fazer o índice para o Mundial antes do Troféu Brasil de Atletismo”, disse, referindo-se à competição que será disputada de 6 a 9 de julho, em Cuiabá (MT). “Se tudo correr bem, ele vai conseguir. Antes disso, o nosso planejamento é que ele salte dia 11 de março, numa competição da Federação Paulista de Atletismo.”

Weslley comemora não só os bons resultados recentes, mas também a sua forma física atual. O atleta sofreu lesões em 2019 e 2021, mas agora está melhor fisicamente. “Eu não estava rendendo por causa da má alimentação e em 2018 resolvi voltar para casa. Depois disso, tive uma série de lesões, melhorava e piorava sempre, então foi um período bem sofrido”, lembrou.

Começo no atletismo

Weslley iniciou no atletismo aos 11 anos de idade em Tamboara, cidade que fica a 11km de Paranavaí, com o incentivo de um amigo e do professor Leandro Lopes que lhe deu a base ainda criança. “Em poucos anos já comecei a me destacar nas categorias iniciais. Mas foi aí que comecei a ter mais vontade de treinar. Depois fui para Paranavaí, onde conheci o professor Ademir Nicola, conhecido como Mimi, que me treinou e me incentivou muito”, disse.

Entre os títulos no início da carreira do atleta, destaca-se o ouro na Gymnasíade (Mundial Escolar) em 2016 na Turquia. Weslley Beraldo também foi campeão brasileiro sub-20 no salto em distância em 2018.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Atletismo