Siga o OTD

Vôlei

Fofão assume comando da seleção feminina sub-17 de vôlei

Campeã olímpica em Pequim-2008, Fofão irá comandar a seleção feminina sub-17 de vôlei do Brasil em busca de uma vaga no Mundial da categoria

Fofão com uma camiseta da CBV na foto. Ela irá assumir a seleção feminina sub-17 de vôlei
(Foto: divulgação/CBV)

A seleção feminina sub-17 de vôlei terá um nome de peso no banco. A campeã olímpica Fofão é a nova técnica da equipe, que este ano disputa o Campeonato Sul-Americano da categoria, em busca de uma vaga no Mundial Sub-17 deste ano. É a primeira vez que uma mulher assume o comando técnico de uma das seleções brasileiras de vôlei.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“Tive identificação imediata com o desafio apresentado pela CBV. Estou no momento certo da minha carreira para aceitar esse cargo. Essa categoria é a porta de entrada para o universo das seleções brasileiras, e posso ajudar no desenvolvimento e na formação das novas gerações. É importante termos cada vez mais mulheres nas comissões técnicas”, afirma Fofão, que participou de cinco edições dos Jogos Olímpicos, conquistando três medalhas: uma de ouro e duas de bronze. Ela também já foi foi coordenadora das seleções de base do Brasil e tem formação de treinadora pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

+ Daniel Cargnin conquista medalha de bronze no Grand Slam de Israel
+ Nicole Silveira termina Copa do Mundo de skeleton em 11º lugar
+ WSL: Três brasileiros avançam às quartas de final em Sunset Beach
+ Praia vence clássico contra Minas na Superliga Feminina

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Volta do sub-17

A categoria sub-17 foi recriada recentemente pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). A escolha de Fofão para o comando da equipe segue uma iniciativa da CBV de ter mais mulheres em postos de comando nas seleções nacionais. Assim, em 2022, pela primeira vez mulheres integraram as comissões técnicas do Brasil: Karina de Souza foi a auxiliar da seleção feminina sub-20, e Mirtes Benko, da sub-18 feminina. Já para a equipe masculina, o nome escolhido foi o de Marcelo Zenni, com experiência em seleções de base e grandes equipes do vôlei brasileiro.

“Nós teremos dois treinadores de muita capacidade no comando dessa categoria tão importante para o desenvolvimento de uma nova geração. Fofão é uma referência no esporte e como primeira mulher à frente de uma seleção brasileira, será inspiração além das quadras, como a Karina e a Mirtes, que já trabalham em outras seleções de base. Temos muitas profissionais talentosas e esse é um caminho sem volta”, explica Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Vôlei