Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jardênia Félix bate recorde continental do salto em distância

Jardênia Félix saltou para 5,71m para levar o ouro no salto em distância – classe T20 – na 2ª fase do Circuito Nacional de atletismo paralímpico

Jardênia Félix atletismo paralímpico salto em distância
(Foto: Alexandre Carvalho/CPB)

A potiguar Jardênia Félix, 18, estabeleceu a melhor marca das Américas no salto em distância da classe T20 (para atletas com deficiência intelectual) na manhã deste domingo (19). Durante a 2ª Fase do Circuito Nacional de atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a atleta saltou 5,71m e superou o seu próprio recorde de 5,69m, estabelecido no Campeonato Brasileiro, realizado em maio deste ano.

A distância alcançada por Jardênia neste domingo também é a maior do mundo, em sua classe, no ano de 2022. Além disso, ela melhorou a marca que fez nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, ocasião em que saltou 5,29 m e ficou em quinto lugar.

+ Duda/Ana Patrícia são campeãs mundiais de vôlei de praia

Apesar de dominar a prova no Brasil e nas Américas, Jardênia Félix chegou a ver seu “reinado” ameaçado em março deste ano, na 1ª Fase do Circuito Nacional de atletismo, quando Zileide Cassiano, também da classe T20, atingiu a marca de 5,61m. A atleta, no entanto, não participou da 2ª Fase neste final de semana.

Assim como aconteceu no sábado (18), primeiro dia de competições da 2ª Fase do Circuito Nacional de atletismo, a zona sul de São Paulo registrou novamente um clima frio (14°C) e chuvoso. A atleta, no entanto, não deu bola para o tempo adverso.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Quando a gente coloca na cabeça uma meta, não há ninguém que tire. Pode estar frio, calor ou chovendo. Não importa. Treino por um objetivo e não posso deixar nada atrapalhar isso. Estou bastante contente pelo resultado”, disse a Jardênia, que, nos Jogos de Tóquio, também correu os 400m e conquistou a medalha de bronze, com o tempo de 57s43. No Circuito Nacional, neste sábado, ela cumpriu a distância em 58s76.

Mais em Paralimpíada Todo Dia