Siga o OTD

Atletismo

Alison dos Santos faz 2ª melhor marca brasileira da história nos 400m rasos

Alison dos Santos corre para 44s54 nos 400m rasos nos EUA e faz segunda melhor marca da história do Brasil

Alison dos Santos USATF Games
Alison dos Santos, o Piu, segue quebrando recordes (Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br)

Em sua primeira competição na temporada 2022, Alison dos Santos conseguiu uma excelente marca neste sábado (16). Ele foi o segundo colocado dos 400m rasos no USATF Golden Games, em Walnut, na Califórnia, EUA, registrando 44s54, seu recorde pessoal na prova e a segunda melhor marca do Brasil na história. O estadunidense Michael Cherry, com 44s28, venceu, com o melhor tempo do mundo neste ano.
+ Brasil é bronze na disputa por equipes femininas da Copa do Mundo de tiro esportivo

Vale destacar que esta prova não é a especialidade de Alison dos Santos. Ele foi medalhista olímpico em Tóquio-2020 nos 400m com barreiras. Na distância rasa, o brasileiro havia competido apenas três vezes nos últimos três anos. A melhor marca de sua carreira era, até então, 45s78, obtido no Sul-Americano Sub-20 de 2019. Isso quer dizer que Alison abaixou mais de um segundo o seu recorde.

A marca deste sábado também fez com que Alison dos Santos se tornasse o segundo brasileiro mais rápido da história da prova, ultrapassando Anderson Henriques, que detém 44s95 (2013). O medalhista olímpico encostou no recorde brasileiro de Sanderlei Parrela, que é de 44s29, de 1999.

Para se ter uma ideia da longevidade do recorde brasileiro dos 400m, Alison dos Santos ainda nem era nascido quando ele foi estabelecido. O Piu, como é carinhosamente chamado o corredor, tem 21 anos e nasceu em 2000. Nos 400m com barreiras, Alison é recordista sul-americano da prova e dono da terceira melhor marca do mundo na história.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Além de todos esses fatores, os 44s54 também colocam Alison dos Santos com a terceira melhor marca deste ano, atrás somente de Michael Cherry, que venceu a prova neste sábado, e do também norte-americano Fred Kerley, que tem 44s47. O bronze do USATF Games ficou com Bryce Deadmon, marcando 45s13.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo