Siga o OTD

Atletismo

Com bronze em Seul, Danielzinho bate recorde sul-americano da maratona

Danielzinho fica em terceiro lugar na Maratona de Seul e quebra recorde sul-americano após 23 anos

Daniel Nascimento - Maratona de Seul
Daniel Nascimento é um dos atletas mais promissores do atletismo brasileiro (Foto: Wagner do Carmo/CBAt)

O brasileiro Daniel Nascimento fez história na noite deste sábado (16) ao quebrar o recorde sul-americano da maratona. Correndo para 2h04min50s (extra-oficial), Danielzinho foi o terceiro colocado na Maratona de Seul, na Coreia do Sul, e derrubou uma marca que estava de pé desde 1998, pertencente a Ronaldo da Costa, de 2h06min05s.

+ Alison dos Santos faz segunda melhor marca brasileira da história dos 400m rasos

Esta foi apenas a quarta maratona da vida de Danielzinho, como é conhecido no mundo do atletismo. Em sua primeira, em Lima, em 2021, ele já conseguiu índice olímpico, o que rendeu o direito de ir a Tóquio. Por lá, fez uma excelente prova e chegou a liderar em alguns momentos mas precisou abandonar após um mal-estar.

Em dezembro do ano passado, em Valência, ele já havia ficado muito próximo do recorde de Ronaldo, com apenas seis segundos de diferença. Agora, em Seul, o corredor de 23 anos não só consegue atingir a marca como também abaixa mais de um minuto dela.

Para dimensionar ainda mais o feito de Danielzinho, vale destacar que ele tinha menos de três meses de vida quando a marca de Ronaldo da Costa foi estabelecida, em setembro de 1998, ao vencer a Maratona de Berlim. À época, além de recorde sul-americano, permaneceu como o recorde mundial da maratona por um bom tempo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na Maratona de Seul, Daniel foi o terceiro colocado de uma disputa intensa. Ele se manteve no pelotão principal desde o início da prova e se desgarrou no final junto a dois etíopes, Mosinet Bayih e Herpasa Kitesa. No fim, em chegada no Estádio Olímpico, Bayih levou a melhor, com 2h04min43s e Kitesa e o brasileiro chegaram pouco depois, com prata e bronze, respectivamente.

Outros feitos históricos

Além do recorde brasileiro, Danielzinho atingiu outras marcas importantes com a prova em Seul. Ele chegou ao top-60 de melhores tempos da história, sendo a melhor marca de um atleta não nascido na África – existem três maratonistas que competem por países da Europa e da Ásia e têm tempos melhores que o de Daniel, mas todos nasceram no continente africano.

Considerando apenas os resultados obtidos na atual temporada, as 2h04min50s de Daniel o colocam na sétima colocação no ranking. O líder é o queniano Eliud Kipchoge, bicampeão olímpico, que venceu a Maratona de Tóquio, em março com 2h02min40s. Kipchoge é, também, recordista mundial da prova, com 2h01min39s.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo