Siga o OTD

Tiro Esportivo

Equipe feminina do Brasil é bronze na Copa do Mundo

Brasil vence Irã e leva o bronze na disputa por equipes femininas da pistola 25m na Copa do Mundo do Rio

Equipe feminina do Brasil na Copa do Mundo de tiro esportivo
Thais Carvalho Moura, Ana Luiza Souza Lima e Paula Yado (Foto: CBTE)

O Brasil conquistou neste sábado (16) sua segunda medalha na etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de tiro esportivo. Thais Carvalho Moura, Ana Luiza Souza Lima e Paula Yado integraram o time que levou o bronze na prova por equipes da pistola 25m, após derrotarem o Irã na disputa pelo terceiro lugar, num duelo emocionante.

O Irã venceu as duas primeiras séries e abriu 4 a 0 de frente, mas o Brasil venceu as duas seguintes e empatou o duelo. O time asiático retomou a dianteira na sequência, conseguindo abrir novamente quatro de vantagem, com 8 a 4. O Brasil ganhou o round seguinte, mas o Irã venceu os três seguintes e teve 12 a 6 de frente. A equipe brasileira não desanimou e, com uma grande atuação coletiva, venceu os quatro seguintes, passando a frente em 14 a 12. O Irã empatou e o Brasil levou a melhor no desempate.

+ Brasil bate Chile e se garante nos playoffs da Billie Jean King Cup

Com apenas quatro equipes inscritas na competição, o Brasil garantiu vaga na disputa do bronze após ter ficado em quarto lugar na fase qualificatória, com 416 pontos. O Irã, por sua vez, foi o terceiro com 428. Na briga pelo ouro, Alemanha e Tailândia se enfrentaram e a equipe europeia levou a melhor, vencendo por 17 a 7.

Equipe feminina do Brasil na Copa do Mundo de tiro esportivo
Brasileiras sorriem após bronze em competição em casa (Foto: Divulgação/CBTE)

Esta foi a segunda medalha do Brasil na Copa do Mundo de tiro esportivo do Rio de Janeiro, disputada no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, mesmo local onde aconteceram as disputas da modalidade na Olimpíada Rio-2016. O país já havia sido bronze na disputa por equipes masculinas da pistola, com Felipe Wu, Philipe Chateuabrian e Roberto Gomes.

Outras provas coletivas

E por pouco não vinha uma terceira medalha na Copa do Mundo de tiro esportivo neste sábado. Na prova por equipes da carabina de três posições 50m, Leonardo Moreira, Cassio Rippel e Eduardo Gonçalves ficaram na sexta colocação geral, com 860 pontos, a apenas nove de avançarem para a disputa de medalhas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Apenas oito países estavam inscritos na prova, que foi disputada em duas etapas qualificatórias. Na primeira, em que os atletas têm três séries de 15 tiros, o time brasileiro ficou em sétimo lugar, marcando 1291 pontos, tendo Eduardo Gonçalves como o melhor atleta. Na segunda disputa, com três séries de dez disparos, a equipe conseguiu subir uma posição, mas não o suficiente para brigar por medalhas.

Também neste sábado, Geovana Meyer, Simone Koch e Luisa Schreiber terminaram na sétima e última colocação da disputa por equipes da carabina de três posições 50m, com 795 pontos. Meyer foi quem teve o melhor desempenho, com 284 pontos, seguida por Koch, com 268, e Schreiber, com 243. O ouro da prova ficou com a Noruega, que bateu os Estados Unidos na final.

+ Brasil bate Inglaterra e fará final com a Argentina em Montaigu

Emerson Duarte vai bem na pistola de tiro rápido

Apenas uma prova individual da Copa do Mundo de tiro esportivo neste sábado contou com a presença de brasileiros. Na pistola de tiro rápido 25m masculina, Emerson Duarte ficou em oitavo lugar na primeira fase qualificatória, somando 286 pontos. Haverá ainda uma segunda rodada, neste domingo, para conhecer os finalistas. Felipe Wu aparece em 14º, com 283, e Vladimir Silveira é o 16º, com 280.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tiro Esportivo