Siga o OTD

Atletismo

Alison dos Santos é ouro na Etapa da Bélgica da Liga Diamante

Favorito do dia, Alison dos Santos sobe ao lugar mais alto do pódio nos 400m com barreiras em Bruxelas nessa sexta-feira

alison dos santos 400 m com barreiras etapa de bruxelas da diamond league
Matthew Quine

A fase de Alison dos Santos segue espetacular. Em sua primeira prova desde a histórica medalha de bronze dos 400 m com barreiras, Piu, como é conhecido, voltou às pistas nessa sexta-feira (3). Na prova dos 400m com barreiras da Etapa de Bruxelas, na Bélgica, da Liga Diamante, o brasileiro levou a medalha de ouro,

O norueguês Karsten Warholm e o americano Rai Benjamin, ouro e prata nas Olimpíadas, não disputaram a Etapa de Bruxelas, tornando Alison dos Santos favorito ao ouro. O brasileiro não decepcionou e cravou 48s23. A prata ficou com Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas, com 48s31. Com 48s45, o turco Yasmani Copello, completou o pódio e ficou com a medalha de bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nem o tempo nem a prova foram tão bons quanto nos Jogos Olímpicos, mas o suficiente para confirmar o favoritismo. Alison dos Santos estava atrás de McMaster até os 100m finais, mas arrancou para vitória, contando ainda com um erro na penúltima barreira do atleta das Ilhas Virgens Britânicas.

Essa foi a 2ª vitória do Alison em etapas da Liga Diamante nesta temporada. O brasileiro já havia vencido em Estocolmo, na Suécia. Alison volta a competir no domingo (5), no Memorial Kamila Skolimowska, em Chorzow, na Polônia, disputando em seguida a final da Liga Diamante na quinta-feira (9), em Zurique, e do Bellinzona World Challenge, também na Suíça, no dia 14 de setembro.

Para a final de Zurique, Alison está qualificado como líder absoluto dos 400 m com barreiras, após ganhar prata em Doha (28/5), em Oslo (1/7) e em Mônaco (9/7), e de ser campeão em Estocolmo (4/7), além de Bruxelas.

Relembre o bronze em Tóquio

Para conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Alison dos Santos completou os 400 m com barreiras apenas 0s02 acima do antigo recorde mundial. O problema é que os dois primeiros colocados correram abaixo da marca. O norueguês Karsten Warholm voou para cravar 45s94 e se tornar o primeiro da história a completar a prova abaixo de 46s. O americano Rai Benjamin foi o medalha de prata com 46s17.

Nos últimos três anos, Alison dos Santos têm crescido suas marcas de maneira impressionante. Com 18 anos, em 2018, ele tinha como melhor resultado 49s79. Em 2019, foi campeão dos Jogos Pan-Americanos e, na final do Mundial de 2019, quando ficou em sétimo lugar, atingiu o que era, na época, o seu melhor: 48s28. De la para cá, até chegar à disputa olímpica de medalhas, foram mais 1s56 de evolução. E tudo com uma leveza, uma tranquilidade para competir, difícil de ver por aí.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Para se ter uma ideia, a marca obtida por Alison dos Santos seria suficiente para vencer qualquer uma das provas olímpicas de 400 m com barreiras disputadas na história. Antes desta de Tóquio, o melhor desempenho era de Kevin Young, que venceu em Barcelona-1992 com 46s78, marca que foi recorde mundial até o último 2 de julho, quando Karsten Warholm se tornou o recordista pela primeira vez.

Alison dos Santos 400 m com barreiras Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 Karsten Warholm
Bronze em Tóquio e ouro noa Etapa de Liga Diamante de Bruxelas (Wagner Carmo/CBAt)

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Atletismo