Siga o OTD

Atletismo

Brasileiro Sub-23 será realizado neste sábado e domingo em Bragança

Competição reunirá atletas com potencial de brilhar nos próximos eventos internacionais, começando às 8h de sábado

Brasileiro Sub-23 de atletismo será em Bragança
(Wagner Carmo/CBAt)

O Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo reunirá neste sábado (4) e domingo (5), no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), os atletas com potencial de brilhar nas próximas competições internacionais.

O torneio reunirá atletas de 132 clubes, de 22 Estados e do Distrito Federal e definirá os representantes do país para o Campeonato Sul-Americano da categoria, remarcado para Guayaquil, no Equador, nos dias 16 e 17 de outubro. Serão convocados os dois primeiros colocados nas provas individuais no Ranking Brasileiro da categoria, entre 1 de dezembro de 2020 e 5 de setembro de 2021.

+Jardênia Félix fica em quinto na decisão no salto em distância da classe T20

O grande objetivo dos atletas é realmente garantir participação no Sul-Americano. “A intenção é competir em Bragança da melhor forma possível, melhorar as marcas e sair com o título”, disse Erik Felipe Cardoso (SESI-SP), inscrito nos 100 m e 200 m e nos revezamentos 4×100 m e 4×400 m, e líder dos 100 m da categoria, com 10.30 (-1.0).

Outra atração é Gabriel Luiz Boza (APA-SP), líder do ranking do salto em distância, com 7,90 m (1.4), que ficou em quarto lugar no Mundial Sub-20 de Nairóbi, em agosto. “Estou bem animado para o Brasileiro. O objetivo é garantir vaga no Sul-Americano, que será um desafio muito grande, por ser uma categoria acima da minha”, lembrou Gabriel, de 18 anos. “Mas sempre dou o meu melhor e o resultado vem. Tenho várias experiências competindo com atletas mais velhos, então usarei isso no Sul-Americano.”

A competição também terá três atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio (Lucas Vilar, João Falcão e Matheus Correa), além de 17 que disputaram o Mundial Sub-20 de Nairóbi, em agosto. Com tudo isso, o torneio promete ser bem disputado.

Edição passada

No ano passado, o Brasileiro Sub-23 de atletismo foi realizado nos dias 17 e 18 de dezembro, também em Bragança Paulista. A Orcampi, de Campinas, foi campeã, com 213 pontos na classificação geral. Foi campeã também da categoria feminina, com 147 pontos, e terminou em terceiro lugar na masculina, com 66.

O Projeto Atletismo Campeão, com bases em várias cidades de Pernambuco, foi vice-campeão no geral, com 174 pontos, no masculino (71) e no feminino (103). Já o SESI-SP venceu a categoria masculina, com 116 pontos, ficando em terceiro no geral, com 146 pontos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Este ano vamos com uma equipe pequena, sem a Tiffani Marinho, que descansou depois da Olimpíada de Tóquio e volta na segunda-feira aos treinos”, disse Evandro Lazari, da Orcampi. “A atração será a Isabel Demarco de Quadros, do salto com vara.”

No Brasileiro Sub-23 de atletismo, haverá a campanha de doação de alimentos. E como sugestão é indicado a entrega de 1 kg de produto não perecível, que será destinado a Associação Beneficente de Estudos Espíritas Léon Denis, da cidade de Piracaia, distante 27 km de Bragança Paulista.

A competição começa às 8h de sábado, com a final dos 10.000 m feminino, e termina com os 1.500 m do decatlo, às 17h de domingo. As eliminatórias, semifinais e finais dos 100 m estão marcadas para este sábado.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Atletismo