Siga o OTD

Atletismo

Garantido em Tóquio, Marcio Teles vence os 400 m com barreiras no Troféu Brasil

Já classificado para os Jogos de Tóquio, velocista conquista o seu quinto título no Troféu Brasil

Marcio Teles
(Wagner Carmo/CBAt)

Marcio Teles (Orcampi-SP) obteve na manhã deste domingo (13) o quinto título do Troféu Brasil de Atletismo na prova dos 400 m com barreiras, no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. O torneio, considerado o mais importante entre clubes da América Latina, começou na quinta-feira (10/6) e termina no fim da tarde deste domingo.

Qualificado para os Jogos Olímpicos nos 400 m com barreiras, Marcio Teles venceu com o tempo de 49s98, seu melhor resultado no ano. Caio Teixeira (Centro Olímpico-SP), foi o segundo, com 50s39, seguido de Hederson Alves Estefani (Pinheiros-SP), com 50.64.

+ Brasil conquista o bronze por equipes mistas no fechamento do Mundial

“Estou em fase de treinamento para a Olimpíada e, graças a Deus, consegui fazer uma boa prova. É o meu quinto título de Troféu Brasil e estou muito feliz. Quando eu entro nas duas últimas barreiras eu só penso vou ganhar, vou ganhar, vou ganhar… Não tenho outro pensamento na chegada”, comentou o atleta de 27 anos. “Sei que para muitos a barreira tem dois metros, mas para mim é um cone. Venho nessa pegada de treinamento e o Troféu foi um teste e acho que estou no caminho certo”, completou Marcio Teles.

Liliane Cristina Barbosa Parrela venceu a prova feminina nos 400m com barreira (Wagner Carmo/CBAt)

Na prova feminina, Liliane Cristina Barbosa Parrela (UCA-SC) levou o ouro, com 56s30, seguida de Marlene Ewellyn Silva dos Santos (Orcampi-SP), com 56s75, e de Bianca Cristina Amaro dos Santos (SPFC-SP), com 57s07.

A catarinense Simone Ponte Ferraz (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) venceu a prova dos 5.000 m, a primeira final no Centro Olímpico, com 16:13.90. Jenifer do Nascimento Silva e Graziele Zarri, ambas do Pinheiros-SP, terminaram em segundo (16:17.57) e terceiro lugares (16:20.20), respectivamente.

+ Barcelona, de Thiagus Petrus e Haniel, é campeão da Champions League

No heptatlo, Tamara Alexandrino de Sousa (AEFV-RJ) foi a campeã, somando 5.696 pontos nas sete provas que compõe a especialidade. Raiane Vasconcelos Procópio (Pinheiros-SP) ficou em segundo lugar, com 5.667, seguida de Gilailce Trigueiro de Assis (UCA-SC), com 5.641 pontos.

Troféu Brasil
Tamara Alexandrino de Sousa conquista o ouro no heptatlo (Wagner Carmo/CBAt)

Medalha de bronze no Mundial Sub-20 de Barcelona-2012, ela está retornado à boa forma. “Eu parei por causa da gravidez e duvidei muitas vezes que poderia ganhar um Troféu Brasil porque eu achava que eu não voltaria ao alto desempenho”, disse. “Mas estou feliz porque voltei mais forte. Na minha vida nada foi fácil e a gravidez acabou sendo um combustível para superar mais um desafio.”

Nos 35 km marcha atlética, única prova disputada fora do Centro Olímpico, Caio Bonfim (CASO-DF) e Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ) conquistaram a segunda medalha de ouro na competição, realizada em um circuito de 1 km no estacionamento do Bragança Garden Shopping, em Bragança Paulista (SP).

+ Manoel Messias e Miguel Hidalgo são prata e bronze na Copa do Mundo

Os dois venceram os 20.000 m na pista do Centro Olímpico. Caio, convocado para os 50 km e qualificado nos 20 km, completou as 35 voltas no circuito, em 2:41.27, recorde da competição, seguido por dois companheiros de treinamentos em Sobradinho (DF): Max Batista Gonçalves dos Santos, com 2:49.48, e Diego Pereira Lima, com 2:52.47. “Consegui meu melhor resultado na distância e por isso fiquei muito feliz. Pena que no final senti um pouco o efeito de ter disputado no sábado os 20.000 m”, comentou Caio Bonfim.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Já Viviane, que luta pela qualificação olímpica para os 20 km, terminou a prova em 3:05.00, seguida de Elianay Santana da Silva Pereira Barbosa (CASO-DF), com 3:08.31 , e de Mayara Luize Vicentainer (FME Timbó-SC), com 3:13.07. “Foi meu recorde pessoal. Poderia ter sido melhor se não sentisse dores no posterior da coxa esquerda a partir da metade da prova”, disse Viviane, recordista brasileira dos 50 km, com 4:22:46. “Se o prazo de índices terminasse hoje eu estava na Olimpíada por pontos nos 20 km. Agora é esperar porque não tenho nenhuma competição prevista até o dia 29 de junho, quando o prazo se encerra.”

Mais em Atletismo