Siga o OTD

Revezamento 4x100m masculino no Mundial de Atletismo

Atletismo

Grupo de 18 atletas viaja para camping de treinos nos Estados Unidos

Com um grupo de 18 atletas, a maioria dos revezamentos 4×100 m masculino e feminino, a delegação viajou para treinar no Centro Olímpico de Chula Vista

Grupo de 18 atletas viaja para camping de treinos nos Estados Unidos

O primeiro grupo de atletas viajou na noite desta terça-feira (16/3) para os Estados Unidos, onde participa do Camping Internacional de Treinamento e Competição no Centro Olímpico de Chula Vista, condado de San Diego. Com exceção de Érica Sena e André Chocho, que viajaram de Cuenca, no Equador, e de José Luís Martínez, que saiu de Madri, na Espanha, os outros integrantes da delegação embarcaram no voo DL 104 no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A iniciativa faz parte do Programa de Preparação Olímpica (PPO), numa parceria da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para os Jogos de Tóquio-2021.

+Caio Bonfim e Viviane Lyra são ouro na Copa Brasil de marcha atlética

O camping só foi viabilizado, nesta fase difícil da pandemia global da COVID-19, graças a acordos entre o COB e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos.

Além dos treinamentos na excelente estrutura do Centro Olímpico, os 18 atletas brasileiros do primeiro grupo participarão de algumas competições, a partir de 3 de abril, justamente em Chula Vista.

O camping será importante como preparação das equipes de revezamentos para o Campeonato Mundial da Silesia, que será disputado nos dias 1º e 2 de maio, na Polônia. Além de provas individuais, estão previstas disputas em revezamento como treinamento específico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O segundo grupo, com atletas integrantes dos revezamentos 4×400 misto e 4×400 m masculino, segue para os Estados Unidos no dia 11 de abril. A programação é de o camping terminar no dia 19 de abril, quando os atletas convocados viajam para Rio Maior, em Portugal, para aclimatação e em seguida vão para a Polônia.

A competição polonesa é muito importante porque será seletiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O 4×100 m masculino e o 4×400 m misto já estão qualificados. Já o 4×100 m feminino e o 4×400 m masculino tentarão a classificação. Para isso, as equipes terão de completar suas finais.

“Chula Vista é praticamente a nossa casa. Eu e o Alison (Alison Santos) ficamos um mês lá em 2020. Em 2019, fizemos a preparação final para o Mundial de Revezamentos de Yokohama, também em Chula Vista”, lembrou o técnico Felipe de Siqueira, responsável pelo 4×100 m masculino que acabou sendo campeão no Japão.

Quanto às competições, com exceção da primeira, confirmada, estão previstas outras do calendário norte-americano, mas tudo vai depender da situação da pandemia. “A expectativa é grande. Temos oito atletas no 4×100 m, mas só cinco vão para o Mundial. É importante todos treinarem, mesmo porque nem todos que vão ao Mundial estarão também em Tóquio”, explicou Felipe, aliviado. “Este camping veio na hora certa porque as pistas do Pinheiros e do Núcleo de Alto Rendimento, em São Paulo, estão fechadas nesta fase emergencial. Digo aos atletas que somos abençoados e tudo está caminhando para fazermos a melhor preparação possível. No caso do 4×100 m masculino vamos defender o título de campeão mundial.”

A lançadora Fernanda Borges (AABLU), sexta colocada no disco no Mundial de Doha-2019, tem um motivo a mais para comemorar. Desde setembro ela está treinando virtualmente com o espanhol José Luís Martínez e agora poderá ficar ao lado de seu técnico em Chula Vista. “Estou muito animada com a oportunidade. O objetivo é fazer uma boa preparação, participar de competições em busca do índice olímpico”, afirmou a gaúcha.

Érica Sena (Pinheiros) também está feliz. “O objetivo é poder treinar mais tranquilo e ter uma boa estrutura. Quero treinar mais forte já que em Chula Vista o clima é bom e fica ao nível do mar”, disse a atleta, que mora em Cuenca, Equador, já qualificada para os Jogos Olímpicos nos 20 km marcha atlética.

Os 18 atletas que participam do camping

Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP) – 4×100 m
Paulo André de Oliveira (Pinheiros) – 4×100 m
Rodrigo Nascimento (Projeto Atletismo Maranhão) – 4×100 m
Derick de Souza (Pinheiros) – 4×100 m
Aldemir Gomes Júnior (Pinheiros) – 4×100 m
Vitor Hugo dos Santos (Projeto Atletismo Maranhão) – 4×100 m
Luís Gabriel Pereira Silva (Memorial) – 4×100 m
Jorge Henrique Vides (Pinheiros) – 4×100 m
Vitoria Rosa (Pinheiros) – 4×100 m
Ana Carolina Azevedo (Projeto Atletismo Maranhão) – 4×100 m
Rosangela Santos (Pinheiros) – 4×100 m
Lorraine Martins (Pinheiros) – 4×100 m
Bruna Jessica Farias (Pinheiros) – 4×100 m
Andressa Moreira Fidelis (Pinheiros) – 4×100 m
Gabriel Constantino (Pinheiros) – 110 m com barreiras
Alison Brendom dos Santos (Pinheiros) – 400 m com barreiras
Fernanda Borges (AABLU) – lançamento do disco
Érica Sena (Pinheiros) – 20 km marcha atlética

Os treinadores

Carlos Alberto Cavalheiro – coordenador/COB
Felipe de Siqueira da Silva (SP)
Carlos José Camilo de Oliveira (ES)
Victor Fernandes (SP)
Darci Ferreira da Silva (SP)
Vania Maria Ferreira Valentino (RJ)
Renan Valdiero (RJ)
Andrés Chocho (Equador)
José Luís Martínez (Espanha)

Área médica
Leonardo Kenji Hirao (médico)
Vitor Stefanini (fisioterapeuta)
Dalvirene de Paiva Fragoso (massoterapeuta)

Oficial da CBAt
Fernando dos Reis

Mais em Atletismo