Siga o OTD

Atletismo

Em Lausanne, Thiago Braz faz sua melhor marca na temporada

Thiago Braz supera com folga a melhor marca dele no ano, volta a brigar entre os grandes e sai da Suíça com moral renovada

Thiago Braz em ação pela etapa de Lausanne da Liga Diamante (Youtube/WandaDiamondLeague)

As ruas de Lausanne, na Suíça, fizeram bem para Thiago Braz, atual campeão olímpico no salto com vara. Na etapa da Liga Diamante, exclusiva para a modalidade, o brasileiro fez a melhor marca dele na temporada com 5,72 m, brigou pela ponta e terminou em terceiro.

A vitória e as glórias nesta quarta-feira (2) foram para o sueco Armand Duplantis, que venceu sua 12ª competição seguida, fez a melhor marca do ano ao ar livre (6,07 m), e ainda quebrou o recorde da Diamond League e da etapa de Lausanne.

Duplantis tem o recorde mundial (6,18 m), conquistado este ano no indoor. Ele tentou um salto para 6,15 m em Lausanne mas não conseguiu, evitando se expôr, pois que a noite já tomava conta do local da prova.

Armand Duplantis Thiago Braz liga diamante lausanne salto com vara Liga Diamante
Duplantis passa o sarrafo a 6,07 m ao entardecer de Lausanne (twitter/WorldAthletics)

O segundo colocado, Sam Kendricks, dos EUA, atual campeão mundial, também saltou acima de seis metros (6,02 m) e fez a melhor marca pessoal da temporada. O que só valoriza a participação de Thiago Braz na disputa.

O brasileiro ficou à frente de Renaud Lavillenie, campeão olímpico em Londres-2012 e vice na Rio-2016, perdendo justamente para o brasileiro em uma final marcante. Vale dizer que o francês recuperou-se recentemente da Covid-19 e quebrou o dedão de uma das mãos.

Temporada do brasileiro

Esta foi a terceira competição de Thiago Braz após a pausa forçada pela pandemia. A primeira foi vencida com 5,50 m, mas contra adversários inferiores no Meeting de Triste.

+ Chegou a hora de Thiago Braz acabar com a ‘fase ioiô’

Já pela Liga Diamante, na etapa de Mônaco e contra adversários de peso, ele saltou a mesma marca, porém acabou em último lugar. A seguir, Thiago Braz desistiu de competir em Estocolmo, também pela Liga Diamante, e voltou agora, na Suíça, novamente contra os melhores. Na sexta-feira, ele tem participação programada para a etapa de Bruxelas (BEL) na Liga Diamante.

Saltando na rua

Thiago Braz não quis saltar para 5,32 m e foi direto para 5,52 m nas ruas de Lausanne, que contaram inclusive com a presença de público. E em número considerável.

etapa de lausanne liga diamante
Etapa de Lausanne da Liga Diamante (twitter/WorldAthletics)

A decisão do brasileiro se provou acertada já que ele passou de primeira. Na sequência, novamente na primeira tentativa, mais um salto limpo, agora para 5,62 m.

Transbordando confiança, o campeão olímpico passou limpo na primeira tentativa para 5,72 m e seguiu forte na disputa pelas primeiras posições.

Estrategicamente, Thiago Braz decidiu não pular para 5,77 m e foi direto para 5,82 m. Só que ele errou as três tentativas e terminou na terceira colocação.

Acima dos demais

A batalha pelo primeiro lugar da etapa da Liga Diamante em Lausanne foi brilhante. Duplantis e Kendricks deram um show. Kendricks saltou várias vezes para alcançar sua melhor marca na temporada, enquanto Duplantis passava cada marca com enorme facilidade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Enquanto Thiago Braz e o francês Renaud Lavillenie, respectivamente 3º e 4º lugares, pararam na marca de 5,82 m, os outros dois seguiram sem errar até 6,02 m.

Sam Kendricks Thiago Braz liga diamante lausanne salto com vara Liga Diamante
Kendricks acompanhou Duplantis até onde deu (twitter/WorldAthletics)

Mas o sarrafo subiu para 6,07 m, uma marca que ambos jamais conseguiram passar em provas ao ar livre. Já estava escuro em Lausanne quando o Kendricks não conseguiu passar na primeira tentativa. Por sua vez, Duplantis passou de primeira e com uma certa folguinha. Kendricks falhou mais duas vezes e se despediu da competição.

Empolgado, o sueco subiu o sarrafo para 6,15 m, acima de 6,14 m, atual recorde mundial ao ar livre. Só que Duplantis errou de primeira e foi aconselhado a não tentar mais. Isso porque já estava bem escuro em Lausanne e a iluminação artificial gerava dificuldades para o processo do salto.

Mais em Atletismo