Siga o OTD

Atletismo

Campeonato nacional será no início de agosto, se for seguro

Em meio à pandemia de coronavírus e seguindo recomendações da World Athletics, Troféu Brasil tem nova janela para ser realizado

(divulgação/Tokyo 2020)

A World Athletics (ex-IAAF) reservou o fim de semana de 8 e 9 de agosto deste ano as datas para a realização dos Campeonatos Nacionais de Atletismo, após a interrupção dos calendários nacionais e internacional de competições pela pandemia de coronavírus.

A recém-criada Unidade de Calendário Global discutiu com Federações-Membros de Atletismo, Associações de Área, diretores de meetings e a Comissão Mundial de Atletas, a fim de identificar esta data. A decisão acabou por escolher um fim de semana em que não estão agendados torneios da Liga Diamante ou Continental Tour.

O objetivo de criar uma data é permitir que os atletas possam competir em seus campeonatos nacionais. As Federações-Membros são incentivadas a aproveitar essa oportunidade, se for seguro para os atletas, competirem em agosto.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A Comissão de Atletas aconselhou que os representantes da elite, que tenham desejo de competir ainda este ano, se possível, se preparem. A World Athletics, segundo a nota publicada em seu site, fará todo o possível para conduzir uma temporada de eventos internacionais ainda este ano para ajudar os atletas que visam a Olimpíada de Tóquio, no próximo ano. Mas ainda não há previsão nenhuma.

A Unidade de Calendário Global continua a trabalhar com a Liga Diamante e a Continental Tour para reagendar o restante da temporada 2020, mas um anúncio é esperado somente para o final de abril.

+ Próximo mundial é remarcado para julho de 2022

No próximo ano, a Unidade Global de Calendário concordou que as datas protegidas dos campeonatos nacionais de atletismo de 2021 serão os dias 5 e 6 de junho e 26 e 27 de junho de 2021, pouco antes do final do período de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Troféu Brasil

Principal torneio de clubes do atletismo na América Latina, o Troféu Brasil 2020 seria disputado de 7 a 10 de maio, no Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa, em Porto Alegre (RS).

Almir Junior, da Sogipa. World Athletics define janela para campeonatos nacionais de atletismo em meio à pandemia
Almir Junior, defendendo o Sogipa durante o Troféu Brasil de Atletismo (divulgação/CBAt)

Mas a pandemia de coronavírus obrigou a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) adiar o Troféu Brasil. Um dos principais campeonatos nacionais. o Troféu deve ser realizado na janela de agosto de 2020, seguindo as recomendações da World Athletics.

+ De monstro à deusa: a jornada de aceitação de Raíssa Machado

A competição, já importante pelo histórico (realizada desde 1945), ganharia mais força ainda por ser disputada em ano olímpico. Além da disputa interclubes, haveria a oportunidade de os atletas lutarem por índices para Tóquio-2020.

Contudo, mesmo com a janela para competições nacionais, nenhum índice olímpico no atletismo será validado. Por causa da pandemia, a World Athletics suspendeu os intervalos qualificatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Mais em Atletismo