Siga o OTD

Handebol

Hungria encerra temporada e nacionais ficam sem campeões

Temporada 2019/2020 do Campeonato Húngaro de handebol está cancelada. Pandemia de coronavírus impede a coroação dos campeões na Hungria

Duda Amorim em ação pelo Gyori no Campeonato Húngaro de handebol, que foi cancelado em meio à pandemia
Duda Amorim em ação pelo Gyori no Campeonato Húngaro de handebol (Facebook/gyoriaudietokcofficial)

Devido à pandemia de coronavírus, o Conselho da Federação Húngara de Handebol decidiu cancelar todas as competições nacionais em andamento e determinou que não haverá campeões na temporada 2019/2020.

“O Conselho teve que tomar decisões dolorosas que afetaram injustamente algumas pessoas, pois todo o país e o mundo do esporte já estão em uma situação difícil com a pandemia”, disse László Nagy, vice-presidente da Federação Húngara de Handebol.

De acordo com a decisão, nenhum ranking foi estabelecido pela Federação, já que toda a temporada do handebol na Hungria foi suspensa. Isso significa que nem os campeonatos nacionais, nem a Copa da Hungria, nem a Copa da Liga terão campeões e classificados para outras competições na temporada 2019/2020.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Consultamos as partes interessadas várias vezes, o diálogo esteve em andamento nas últimas semanas e, é claro, não será diferente na sequência. Não queremos tomar decisões infundadas em caso de emergência, não importa quanto dano aos interesses do esporte,” finalizou László Nagy.

Sem eliminações e promoções, os clubes da Hungria que se qualificaram para a Copa da Europa seguem elegíveis, já que conquistaram suas vagas na temporada 2018/2019.

Brasil na Hungria

Eduarda “Duda” Amorim, do Gyori; Alexandra Nascimento, do Erd; e Rogério Moraes, do Vezprém, são os representantes brasileiros nos clubes da Hungria.

Alexandra e Duda marcam no Húngaro - Foto: Nász Nikolett
Alexandra em ação pelo Herd – Foto: Nász Nikolett

Na disputa feminina, antes da paralisação dos campeonatos nacionais por causa do coronavírus, o Gyori, de Duda Amorim, liderava com folga a fase de classificação.

Em 20 partidas realizadas, Duda e companhia venceram 19 e perderam apenas um jogo. O Gyori é o atual tetracampeão do Campeonato Húngaro de handebol.

Já o Erd, de Alexandra, era o sexto colocado, com sete triunfos em 18 partidas.

No masculino, antes da paralisação pela pandemia, o Vezprém, de Rogério Moraes, era o segundo colocado, com 19 vitórias em 19 jogos. A liderança do Campeonato Húngaro masculino era do MOL-Pick Szeged, invicto após 20 partidas.

Rogério Moraes - Champions LEague de handebol masculino
Rogério Moraes jogando pelo MOL-Pick Szeged – (Reprodução/EHF)

Mais em Handebol