Está oficialmente acesa a chama dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção-2025. Em cerimônia tradicional realizada neste domingo, na histórica Missão Jesuítica de Jesús de Tavarangue, patrimônio mundial da Unesco, foi dado o pontapé inicial para o revezamento da tocha, que percorrerá as principais cidades do Paraguai até o dia 9 de agosto, quando acontecerá a cerimônia de abertura no Estádio Defensores del Chaco.
- 10 anos de OTD, 10 anos que mudaram a história do esporte brasileiro
- Brasil perde para o México nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2027
- Brasil entra forte na disputa da fase de grupos do Mundial de Bocha
- O que faz um profissional de Educação Física? Veja onde ele atua
- Futebol, natação ou dança? Como escolher um esporte para cada idade
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O evento contou com a presença do presidente da República do Paraguai, Santiago Peña, do presidente da Panam Sports, Neven Ilic, e do presidente do Comitê Olímpico Paraguaio, Camilo Pérez, além de outras autoridades políticas e esportivas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Após o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos, os discursos ressaltaram a importância simbólica da cerimônia e a relevância histórica dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção-2025 para o Paraguai. “Esta é uma cerimônia muito tradicional em nossa organização. O fogo pan-americano adulto é aceso em Teotihuacán, no México. Em Cali 2021, foi no Cerro Cristo Rey. Hoje estamos em um lugar mágico, cheio de história. Aqui nasce o novo fogo”, afirmou Neven Ilic, presidente da Panam Sports.
O presidente Santiago Peña destacou o impacto transformador dos Jogos. “Esse revezamento não é apenas simbólico. Ele representa um processo real de transformação nacional, com investimento em infraestrutura, turismo, emprego, formação de talentos e a projeção internacional do Paraguai”, declarou.
Ponto alto da cerimônia
O ponto alto da cerimônia foi o ritual de acendimento do fogo pan-americano realizado por representantes do povo indígena guarani, com música e danças ancestrais. Em seguida, a tocha foi entregue a uma sequência de figuras simbólicas: o próprio Neven Ilic, o presidente Santiago Peña, o ministro dos Esportes César Ramírez, o presidente do Comitê Olímpico Paraguaio, Camilo Pérez, um indígena guarani e, por fim, seis atletas paraguaios, que deram início oficial ao revezamento.
A tocha dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção-2025 percorrerá o país durante 33 dias, passando por cidades estratégicas até retornar à capital paraguaia, onde será aceso na cerimônia de abertura. Esta é a segunda edição do torneio continental voltado à nova geração de atletas das Américas.