Siga o OTD

Assunção 2022

Cinco ouros, um bronze e domínio completo na canoagem slalom

Ana Sátila, Pepê Gonçalves e Omira Estácia ficaram com a primeiras colocações e Kauã da Silva foi terceiro no último dia de competições. Brasil venceu cinco das seis provas

Ana Sátila canoagem slalom jogos sul-americanos medalha de ouro canoagem mudanças provas
Ana Sátila sai de Assunção com os dois ouros possíveis (Roberto Lemos/CBCa)

O Brasil conquistou mais três medalhas de ouro e uma de bronze no último dia da canoagem slalom dos Jogos Sul-Americanos de Assunção, no Paraguai. Nesta sexta-feira (14), Ana Sátila, Omira Estácia e Pepê Gonçalves ficaram com a primeiras colocações no C1 e K1 femininos e no K1 masculino, respectivamente. No C1 masculino, Kauã da Silva faturou um bronze. Encerradas as competições, o Time Brasil venceu cinco das seis provas realizadas no Canal de Piracema, na represa de Itaipu.

Ana Sátila sobrou no C1 feminino. Ela ganhou a final com mais de 30 segundos de vantagem sobre a segunda colocada, a paraguaia Ana Paula Fernandez. A brasileira cravou 1min39s07 contra 2min09s64 medalhista de prata. A argentina Iris Castiglione ficou com o bronze com 4min43s50. Nas três baterias anteriores, duas eliminatórias e a semifinal, a brasileira também ganhou fácil, sempre com vantagens além dos 25 segundos. No masculino, Kauã da Silva foi terceiro na final com 1min38s42. Sebastian Rossi, da Argentina, venceu (1min29s67), seguido pelo paraguaio Leonardo Curcel (1min35s10).

Pepê Gonçalves canoagem slalom jogos sul-americanos medalha de ouro
Pepê Gonçalves levou dois ouros no masculino (Roberto Lemos/CBCa)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais dois ouros

No K1 feminino da canoagem slalom, Omira Estácia também foi dominante. Venceu as duas baterias eliminatórias e a semifinal sempre com pelo menos 17 segundos de frente. A decisão do ouro da prova nos Jogos Sul-Americanos foi mais apertada. A brasileira venceu com 1min35s16, cerca de nove segundos mais rápida que a argentina Maria Cassini (1min44s52). Ana Paula Fernandes, do Paraguai, faturou o bronze (2min00s71). Florencia Gonzales, do Chile, completou a final marcando 2min01s41.

No masculino o roteiro foi o mesmo, porém com uma final ‘de verdade’. Pepê Gonçalves levou a melhor nas três baterias antes da disputa das medalhas. Nela, a vitória sobre o argentino Lucas Rossi foi por menos de dois segundos. O brasileiro marcou 1min22s76 contra 1min24s62 do rival. Em terceiro, um pouco mais atrás, chegou o chileno Andraz Olguin (1min31s85). O paraguaio Leonardo Curcel ficou em quarto e último finalizando o percurso registrando 1min56s89.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Assunção 2022