Siga o OTD

Assunção 2022

Ane Marcelle é ouro e Marcus D’Almeida leva prata no tiro com arco

Ane Marcelle encerra participação brasileira no tiro com arco com medalha de ouro. Marcus D’Almeida leva a prata

Ane Marcelle dos Santos tiro com arco Assunção 2022
Ane Marcelle dos Santos comemora ouro no Sula Assunção 2022 (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

O Brasil conquistou quatro medalhas no tiro com arco dos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022 nesta quarta-feira (05), no último dia de disputas da modalidade no evento. Ane Marcelle dos Santos levou o ouro no recurvo feminino, fazendo dobradinha com Ana Luiza Caetano, que foi bronze. Entre os homens, Marcus D’Almeida perdeu a final do recurvo e final com a prata, assim como Roberval dos Santos no composto.

+ Quadro de medalhas dos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022

Ane Marcelle dos Santos teve uma trajetória impecável em Assunção 2022. Melhor atleta da fase de ranqueamento, ela entrou no mata-mata de forma direta nas oitavas de final. Por lá, bateu a paraguaia Ivonne Villalba, por 6 a 2, derrotando na sequência a chilena Javiera Yañez, por 7 a 3. Garantida na semi, encarou a compatriota Ana Luiza Caetano e a derrotou na flecha de desempate.

Ana Luiza Caetano tiro com arco
A jovem Ana Luiza Caetano faturou a medalha de bronze em Assunção 2022 (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

Já na grande final, Ane Marcelle teve a colombiana Valentina Perez pela frente. Dominante, a brasileira venceu três sets e empatou outro para sair vencedora em 7 a 1, faturando a medalha de ouro. Enquanto isso, Ana Luiza Caetano derrotou a também colombiana Ana María Martínez na disputa pelo terceiro lugar, por 6 a 0, e faturou o bronze.

Prata de Marcus D’Almeida

Quem também teve uma trajetória impecável até chegar na final foi Marcus D’Almeida, vice-campeão mundial em 2021 e número 5 do ranking mundial. Melhor atleta da fase de ranqueamento, ele passou pelo equatoriano Lester Morales (6 a 0), pelo chileno Tomás Leiva (6 a 0) e pelo colombiano Andres Solano (7 a 1).

Na final, entretanto, o brasileiro sofreu com os fortes ventos da capital paraguaia e não conseguiu ter um bom desempenho. Ele chegou a acertar a flecha no número 6 em duas oportunidades. Assim, foi derrotado em 6 a 2 pelo colombiano Jorge Noreña e ficou com a prata. Na disputa pelo bronze, Matheus Gomes perdeu para o também colombiano Andres Solano e ficou sem medalha.

Marcus D'Almeida tiro com arco Assunção 2022
Principal destaque da modalidade nos Jogos Sul-Americanos, Marcus D’Almeida levou a prata (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

Arco composto

Já no arco composto (não-olímpico), Roberval dos Santos ficou com a medalha de prata após perder a final para o argentino Ivan Nikolujak. Entre as mulheres, Eiry Nisi também foi derrotada pela colombiana Alejandra Gómez, por 128 a 127, mas na disputa pelo bronze, e terminou em quarto lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com os resultados, o Brasil encerra sua participação no tiro com arco de Assunção 2022 com dez medalhas, sendo três ouros, seis pratas e um bronze. O país ficou na segunda colocação do quadro de medalhas, atrás da Colômbia, que teve cinco ouros, três pratas e um bronze.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Assunção 2022