Siga o OTD

Assunção 2022

Festa no Defensores del Chaco marca início de Assunção-2022

Com harpas, Galopera e poesia, Cerimônia de Abertura marca o início dos 12º Jogos Sul-Americanos Assunção-2022

Assunção-2022: fogos de artifício no fundo do estádio defensores del chaco
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

Agora é para valer! Começou a 12ª edição dos Jogos Sul-Americanos, em Assunção, no Paraguai. Na noite deste sábado (1), foi realizada a Cerimônia de Abertura no Estádio Defensores del Chaco para um público de mais de 20 mil pessoas.

+ Assunção-2022: saiba mais sobre os 12º Jogos Sul-Americanos

A festa começou com uma apresentação cultural, seguida da execução do Hino Nacional do Paraguai. Na sequência, veio a Parada das Nações. O Time Brasil desfilou capitaneado por Nathalie Moellhausen (esgrima) e Guilherme Costa (natação), como os porta-bandeiras. 70 atletas brasileiros participaram do desfile. A parada terminou com os anfitriões, para festa total do Defensores del Chaco.

Nathalie Moellhausen e Guilherme Costa com a bandeira do Brasil na abertura de Assunção-2022
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

A Cerimônia continuou com a parte cultural. A festa contou a história do Paraguai e saudou as águas do país, que usa a energia hidrelétrica para abastecer os cidadãos com energia limpa.

Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação de uma Orquestra de harpas, um dos instrumentos símbolos do Paraguai. Na sequência, mais música tradicional com destaque para a famosa “Galopera”, hit regravado em português por vários nomes da música sertaneja.

Abertura e acendimento da Pira Sul-Americana

Camilo Pérez, presidente da ODESUR, fez um discurso, enquanto coube ao presidente Mario Abdo Benítez delcarar os Jogos Sul-Americanos abertos. Logo após, os atletas do time medalhista de prata no futebol em Atenas-2004 entraram com a bandeira olímpica.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No final, a tocha Sul-Americana entrou no estádio e foi carregada por ícones do esporte paraguaio, como Justo Vilar, ex-capitão da seleção de futebol do país, Paola Ferrari, capitã da seleção de basquete feminino, e Verônica Ceped Royg, medalhista nos Jogos Pan-Americanos no tênis. No final, o vice-campeão de Roland Garros, Víctor Manuel Pecci.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Assunção 2022