Siga o OTD

Assunção 2022

Levantamento de peso inicia busca por medalhas no domingo

Brasil conta com oito atletas no levantamento de pesos dos Jogos Sul-Americanos. Disputas começam no domingo

Nathasha Rosa Assunção 2022
Nathasha Rosa, que esteve na Olimpíada de Tóquio, é uma das representantes brasileiras em Assunção 2022 (Foto: Jonne Roriz/COB)

A equipe do levantamento de pesos do Brasil está pronta para entrar em plataforma nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022. A competição, que tem disputas começando a partir deste domingo (2), terá oito brasileiros com apetite de alcançar o maior número de medalhas possível para o país na capital paraguaia.

O evento multiesportivo, que terá a cerimônia de abertura realizada neste sábado (1º), contará com as disputas da modalidade até a próxima quarta-feira (5).

+ Cachorrão e Nathalie Moellhausen serão os porta-bandeiras na cerimônia de abertura

No levantamento de pesos, o Brasil será defendido por Amanda Schott (76kg feminino), Josué Lucas (73kg masculino), Laura Amaro (87kg feminino), Letícia Laurindo (55kg feminino), Marco Túlio Gregório (96kg masculino), Nathasha Rosa (49kg feminino), Taiane Justino (+87kg feminino) e Thiago Félix (61kg masculino). Todos eles serão acompanhados pelo técnico Dragos Stanica.

Taiane Justino levanta 220kg e garante o bronze nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli 2021
Taiane Justino foi um dos destaques no Pan Júnior Cali-2021 (Foto: Camila Dantas/COB)

A competição na capital paraguaia, diferentemente de como ocorrerá nos Jogos Olímpicos Paris 2024, segue a antiga divisão de categorias no levantamento de pesos (a mesma utilizada na Olimpíada de Tóquio), que não contemplam algumas faixas de pesos.

Experientes no evento continental

E nessa busca verde e amarela por pódios nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022, Marco Túlio é um atleta que já conhece o caminho do triunfo no evento multiesportivo. O pesista dos 96kg masculino esteve na edição de Santiago, no Chile, em 2014, e saiu com a prata na ocasião.

“Eu me preparei bem para esta competição, estou motivado. Acredito que este evento seja muito importante no caminho para a Olimpíada de Paris (2024), porque já dá para entrar no clima, de sentir aquele gostinho de Jogos. É muito gostoso quando junta todas as modalidades em um só evento”, avaliou o pesista brasileiro.

Marco Túlio Gregório Jogos Pan-Americanos Pan-Americano de levantamento de pesos Serafim Veli medalhas Pan-Americano de levantamento de peso
Marco Túlio nos Jogos de Lima, em 2019 (facebook/cblpesos/arquivo)

Quem também já participou dos Jogos Sul-Americanos foi Laura Amaro. Uma das esperanças brasileiras de bons resultados em Paris, ela esteve na última edição, que aconteceu em Cochabamba, na Bolívia, em 2018. À época, ela encerrou a competição na quinta posição na categoria para 69kg.

“Já se passaram quatro anos da minha última participação. Agora, a gente vê uma Laura que aprendeu bastante de lá para cá e chega com uma cabeça muito diferente e motivada para trazer uma medalha para o Brasil. Estou muito ansiosa, disputar os Jogos é uma experiência sensacional, em que só de receber a mala já é uma sensação maravilhosa, é uma energia que contagia”, descreveu a atleta.

Laura Amaro leva três bronzes e quebra dois recordes brasileiros no Pan
Laura Amaro levou três bronzes no Pan, em julho (Foto: Divulgação CBLP)

Na última competição internacional disputada por Laura, ela levou três medalhas de bronze no Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos (atuando na categoria para 81kg) e ainda bateu dois recordes brasileiros.

Participação brasileira

Na última exibição brasileira na modalidade em Jogos Sul-Americanos, o país finalizou a edição da Bolívia com três medalhas: uma prata de Luana Madeira nos 48kg e dois bronzes, sendo um de Emily Rosa também nos 48kg e outro de Vinicius Dias nos 69kg.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Programação dos brasileiros no levantamento de pesos em Assunção 2022:

Domingo, 02/10:
– 49kg feminino: Nathasha Rosa;
– 61kg masculino: Thiago Félix;
– 73kg masculino: Josué Lucas.

Segunda-feira, 03/10:
– 55kg feminino: Letícia Laurindo.

Terça-feira, 04/10:
– 76kg feminino: Amanda Schott;
– 96kg masculino: Marco Túlio Gregório.

Quarta-feira, 05/10:
– 87kg feminino: Laura Amaro;
-+87kg feminino: Taiane Justino.

Mais em Assunção 2022