Siga o OTD

Assunção 2022

Cachorrão e Moellhausen serão os porta-bandeiras na abertura

Esgrimista Nathalie Moellhausen e nadador Guilherme Costa, o Cachorrão, serão porta-bandeiras do Brasil na abertura dos Jogos Sul-Americanos

Nathalie Moellhausen e Guilherme Costa porta-bandeiras
(Foto: Gaspar Nobrega/COB)

A campeã mundial de esgrima Nathalie Moellhausen e o nadador Guilherme “Cachorrão” Costa, bronze nos 400m livre no Mundial Budapeste 2022, foram anunciados como porta-bandeiras do país na Cerimônia de Abertura dos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022. O evento multi-esportivo terá início neste sábado (1), no histórico Estádio Defensores Del Chaco, localizado na capital paraguaia. A delegação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) contará com 464 atletas em 45 modalidades.

+ Guia dos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022

Um dos maiores destaques da nova geração da natação brasileira, Cachorrão, de 23 anos, já tem um histórico de sucesso em Jogos Sul-Americanos. Na última edição, em Cochabamba 2018, ele faturou duas medalhas: ouro nos 400m livre e prata nos 1500m livre. “É uma competição super importante, um passo para os Jogos Olímpicos. Eu já vivi essa experiência em 2018 e foi muito importante para o meu crescimento”, disse ele.

Nathalie Moellhausen entrou para a história da esgrima e do esporte brasileiro ao conquistar o ouro na espada no Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, em 2019, numa campanha irretocável com 12 vitórias em 12 combates. Foi a primeira medalha do Brasil em um Mundial da modalidade. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, conquistou o bronze na espada individual, repetindo o feito de Toronto 2015.

Assunção 2022 porta-bandeiras abertura
Moellhausen e Cachorrão tem um grande histórico internacional (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

“É a minha primeira vez nos Jogos Sul-Americanos. Estou vendo tudo que está sendo feito em Paris, onde eu moro. Acredito que Assunção 2022 é uma etapa importante nesse ciclo olímpico. Fico muito orgulhosa de representar os atletas brasileiros na Cerimônia”, disse a esgrimista.

Experiência e juventude

A escolha dos porta-bandeiras mescla, além dos gêneros, a experiência de um dos maiores nomes do esporte olímpico do Brasil, com a juventude de um atleta em ascensão. Não haverá restrições à participação de atletas e oficiais no desfile de abertura. No entanto, a recomendação é que, por conta do desgaste físico, atletas que compitam no dia 02 evitem a cerimônia.

“A cerimônia é um momento único e que dá início ao grande evento! Tenho a certeza da vontade de todos estarem na cerimônia, mas precisamos preservar os atletas que irão competir no dia seguinte, devido ao desgaste do evento bem como os deslocamentos de ida e volta. Não temos dúvida de que aqueles que estiverem representando a delegação do Brasil no Defensores del Chaco estarão vibrando e transmitindo muita energia positiva aos paraguaios e, principalmente, para toda a nossa delegação”, explicou Sebastian Pereira, chefe da Missão do Time Brasil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com duração prevista de duas horas, a cerimônia de abertura será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil a partir das 21h deste sábado (01). Será a primeira transmissão dos Jogos Sul-Americanos na plataforma de streaming do COB.

Mais em Assunção 2022