Siga o OTD

Assunção 2022

Vela brasileira embarca para os Jogos Sul-Americanos 2022

Time de vela para os Jogos Sul-Americanos 2022

Na madrugada desta quarta-feira (28), a Equipe Brasileira de Vela embarcou para os Jogos Sul-Americanos 2022.

O evento ocorre de 2 a 6 de outubro em Assunção, no Paraguai, mas as regatas serão em Encarnación, a 370km da capital paraguaia.

Serão oito atletas representantes do país no evento, que terá como um dos treinadores o medalhista olímpico Bruno Prada.

Representam o Brasil no Sul-Americano: Felipe Fraquelli (ILCA 7), Isadora Dal Ri (ILCA 6), José Irineu e Giovana Simas (Snipe), Erick Carpes (Sunfish), Gabriella Kidd (Sunfish), Giovanna Prada (iQFoil) e Guilherme Plentz (IQFoil).

”Estamos em uma ótima expectativa com a participação de vários países da América do Sul, eu acho que vai ser uma competição muito aguerrida, muito forte”.

”O Brasil vai com uma equipe muito jovem. Uma experiência que é muito boa para eles”, disse Walter Böddener, chefe de equipe da delegação brasileira nos Jogos Sul-Americanos.

Experiência para os novos representantes

A CBVela convocou para este eventos os melhores representantes da vela jovem brasileira com o intuito de acelerar o processo de renovação da modalidade no Brasil.

Também como parte da estratégia esportiva, a entidade poderá medir seus atletas jovens contra os titulares e adultos dos países rivais na região nos Sul-Americano.

A finalidade é obter uma visão antecipada do nível que haverá na disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile 2023.

”A CBVela olha com muita atenção para as categorias de base da vela nacional. O grupo está trabalhando firme com a equipe técnica para ter a melhor formação possível”, contou Marco Aurélio de Sá, presidente da CBVela.

A jovem equipe brasileira, que conta com velejadores de 16 a 25 anos, terá pela frente o desafio de disputar os cinco dias de regatas em água doce.

Isso porque em Encarnación, as provas ocorrem no Rio Paraná.

Núcleo de base para treinamento da vela jovem visando eventos como os Jogos Sul-Americanos

Base da vela brasileira vem forte

Parte do grupo nos Jogos Sul-Americanos do Paraguai integrou os treinamentos do Núcleo de Base para a modalidade vela, programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento – SNEAR do Ministério da Cidadania.

Nesta temporada, os velejadores Erick Carpes, Felipe Fraquelli e Isadora Dal Ri fizeram parte da preparação no Núcleo de Base.

Eles foram convocados para defender o Brasil em competições como o Mundial da Juventude e agora os Jogos Sul-Americanos.

”Os Jogos Sul-Americanos vão ser um campeonato de alto nível”.

”Me dediquei bastante durante a preparação, então espero trazer um bom resultado para o Brasil, sendo o maior objetivo conquistar uma medalha!”, explicou Felipe Fraquelli.

Maria Hackerott, treinadora da equipe nos Jogos Sul-Americanos 2022, é uma das integrantes do Núcleo de Base da CBVela com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebeu adolescentes entre 13 e 17 anos durante o ano para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem.

Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charistas, em Niterói (RJ). 

Mais em Assunção 2022