Siga o OTD

Tóquio 2020

Dirigente do COI é contra Jogos apenas com torcida japonesa

Tóquio-2020 será uma Olimpíada diferente, mas Dick Pound, membro do Comitê Olímpico Internacional, acredita na presença de público do mundo todo

Dick Pound é contra a ideia de limitar o público da Olimpíada apenas ao torcedor japonês (Divulgação/Team Canada)

“Um ato contra o espírito olímpico”. Assim definiu Dick Pound, membro do COI (Comitê Olímpico Internacional), quando perguntado sobre a possibilidade de Tóquio-2020 ter apenas o público japonês durante a realização dos Jogos.

Em entrevista à agência “Kyodo”, Dick Pound, que já foi vice-presidente do COI, salientou que limitar os Jogos aos torcedores locais contraria o próprio espírito olímpico. “Acho que não será a Olimpíada no sentido em que a entendemos”, disse Pound.

Restrições sanitárias já impedem alguns estrangeiros de entrarem no Japão e essa situação pode se estender por meses. “Não sabemos quais serão as restrições de viagem (em 2021), se existem alguns países que podem não ter permissão para viajar ou entrar no Japão. Isso precisa ser decidido com base na avaliação científica do risco. País a país “.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Pound ainda enfatizou a importância dos Jogos aproximarem as pessoas. Um sentimento de amizade global, inclusão e universalidade estão entre os ideais do Movimento Olímpico, aspirações que seriam difíceis de alcançar caso Tóquio-2020 seja apenas com moradores do Japão.

“Acho que o princípio que tornou os Jogos Olímpicos uma celebração mundial ainda existe. Assim como a ideia de competição internacional em vários esportes ainda é interessante para o público. Acho que as pessoas reconhecem que a Olimpíada é especial”, disse Pound.

Só um adiamento

Dick Pound também disse que não há possibilidade dos Jogos sofrerem novo adiamento por causa do coronavírus. “Parece bastante claro que não pode ser adiado para além de 2021. Em certo sentido, 2021 é possível, certamente não é inviável. Acho que todos os envolvidos em Tóquio-2020 preferem fazer isso do que terem um cancelamento”.

+ Atletas brasileiros realizam primeiros treinos em Portugal

tóquio-2020 dick pound público
Mascote de Tóquio-2020 interage com o público japonês(Facebook/tokyo2020)

Pound disse que o COI e os organizadores locais, bem como as emissoras olímpicas, estão analisando possíveis opções, como reduzir o número de espectadores e simplificar a cerimônia de abertura sem comprometer muito o valor do entretenimento.

+ Relatório aponta que crianças atletas no Japão sofrem abuso

Mas acima de tudo, Dick Pound, por enquanto, acredita que os organizadores do COI e de Tóquio-2020 estão se concentrando no que podem controlar, esperando que a situação se torne segura e clara, disse ele.

“O conceito tem um apelo universal e, portanto, as pessoas motivadas pela solidariedade encontrarão uma maneira de fazê-lo funcionar”.

A pandemia segue

Depois de cair abaixo de 200 por dois dias seguidos, Tóquio confirmou 237 novas infecções pelo novo coronavírus em 21 de julho, disse a governadora Yuriko Koike ao “Asahi”.

O total marcou 13 dias consecutivos em que a contagem diária permaneceu acima de 100 na capital. Tóquio está em alerta máximo desde o dia 15 de julho.

Mais em Tóquio 2020