Siga o OTD

Tóquio 2020

Por Tóquio, João Menezes busca adaptação na quadra rápida

Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, o tenista brasileiro precisa estar entre os 300 do mundo para disputar a Olimpíada

João Menezes Tenista Brasileiro Tóquio
O tenista brasileiro João Menezes quer chegar bem aos Jogos de Tóquio (Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br)

O tenista brasileiro João Menezes está treinando em Itajaí (SC) e não tira da cabeça os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, o tenista planejou seu ano de 2020 com o objetivo de chegar bem e adaptado ao piso que será utilizado na Olimpíada. Para garantir sua vaga, o brasileiro tem que figurar entre 300 melhores do mundo no ranking da ATP em 7 de junho do ano que vem.

+ Atletas do tênis em cadeira de rodas voltam aos treinos

“Chegar bem nos Jogos é um dos meus maiores objetivos. Vou torcer para que o coronavírus dê uma folga e que a Olimpíada possa acontecer. Optei por jogar mais em quadras rápidas. Saí dos Estados Unidos para jogar o Rio Open e depois voltei para participar do torneio em Acapulco. Muitos poderiam ter se perguntado porque eu não tinha jogado outros ATPs na América do Sul. Eu queria fazer uma preparação para chegar bem em Tóquio”, comentou João Menezes em entrevista à “Agência Brasil”.

Treinamento em grupo

João Menezes está em Itajaí ao lado de mais oito tenistas brasileiros. Sem torneios por causa da pandemia de coronavírus, o campeão pan-americano treina na companhia de Thiago Monteiro, Bia Haddad Maia, Felipe Meligeni, Carol Meligeni, Ingrid Martins, Orlando Luz, Igor Marcondes e João Sorgi. Ele iniciou sua quarentena em Minas Gerais, local onde mora. Em seguida, passou um tempo em Campinas, na casa da namorada.  

+ De Uberaba para Tóquio: Conheça o tenista João Menezes!

“Após dois meses, voltei para cá (Itajaí). Normalmente, eu já treino aqui mesmo. Nesse período de pandemia, a gente está tendo condições muito boas de treinamentos. Com jogadores de um nível bom, todo mundo pode se manter no ritmo. Acredito que todos estamos bem treinados. Já estamos há quase três meses por aqui reunidos”, destacou João Menezes.

João Menezes Tenista Brasileiro Tóquio
O tenista brasileiro João Menezes considera 2019 como seu melhor ano (Washington-Alves/COB)

Evolução e ano marcante

Com 23 anos, João Menezes tinha como meta aparecer entre os 110 ou 120 melhores do mundo em 2020, no entanto, a pandemia de coronavírus atrapalhou seus planos. Atualmente número 185º do ranking, o brasileiro alcançou sua melhor colocação em fevereiro deste ano, quando ocupou a 176ª posição. Essa ascensão acontece no momento em que apresentou seu melhor desempenho.   

Além do título Pan-Americano, João Menezes também foi campeão do Challenger de Smarkand, no Uzbequistão, e vice-campeão no de Birmingham, nos Estados Unidos. Esses resultados em 2019 transformaram a temporada do brasileiro.

+ Flamengo se reforça com Hettsheimeir para próxima temporada

“Fiz três semifinais nos Estados Unidos, uma no Canadá, tive o vice nos Estados Unidos e os títulos. Consegui jogar em um nível legal em pisos diferentes. Com certeza, foi o melhor período da minha carreira”, afirmou o tenista mineiro, que deseja manter sua evolução pensando em Tóquio.

João Menezes Tóquio Tenista Brasileiro
João Menezes foi campeão Pan-Americano em Lima-2019 (Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br)

Ouro e trajetória em Lima

A conquista dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 colocou João Menezes na história do tênis brasileiro. Com a medalha de ouro, o tenista entrou na lista que já tinha cinco representantes do Brasil. Os outros campeões da competição em simples foram: Ronald Barnes (1963), Thomaz Koch (1967), Fernando Roese (1987), Fernando Meligeni (2003) e Flávio Saretta (2007).

“Até já joguei mais, em termos de qualidade, em outros torneios. Mas por tudo que o Pan representou, foi a minha maior conquista. Por mais que o tênis não tenha o reconhecimento que eu acho que deveria ter no Pan, aquela conquista foi mágica, mudou a minha vida. Carrego sempre comigo a ideia de que não podemos recusar a chance de representar a bandeira brasileira em nenhuma ocasião”, ressaltou João Menezes.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Para subir ao topo do pódio, João Menezes ganhou na estreia do uruguaio Franco Roncadelli, por 2 sets a 0. Nas oitavas de final, superou o argentino Francisco Cerundolo (460 do mundo) por 2 a 1. Em seguida, bateu o chileno Nicolas Jarry, o único top 100 do torneio, em sets diretos. Na semifinal, a vítima foi o argentino Facundo Bagnis, de virada, por 2 a 1. Na decisão, o brasileiro venceu o chileno Tomás Barrios, 286 do ranking, em três sets.

Mais em Tóquio 2020