Siga o OTD

Pan 2019

De Uberaba para Tóquio: Conheça o tenista João Menezes!

Finalista dos Jogos Pan-Americanos de Lima, o tenista brasileiro é desconhecido em seu país

João Menezes 1 Tênis ITF
Washington Alves/COB

22 anos, 1.85m de altura, mineiro de Uberaba, atleta profissional, finalista dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 e, muito provavelmente, um completo desconhecido no Brasil. Esse é João Menezes, que venceu o atual campeão do torneio, o argentino Facundo Bagnis, e vai disputar a medalha de ouro do torneio continental contra Tomás Barrios, do Chile. Você pode acompanhar ao vivo a partida no OTD.

Longe dos holofotes dos grandes torneios, João Menezes passa a maior da temporada disputando torneios do nível de Challenger. Isso se deve por conta da atual posição do tenita brasileiro no ranking mundial, ele é o 212º colocado, e pelo alto custo que participar dos maiores torneios, o que faz com que a maior parte das pessoas que não acompanha a modalidade não tenha ideia de quem o atleta seja.

No tênis desde pequeno, João Menezes destaca que tudo começou por influência de seus familiares, que sempre foram ligados aos esportes e o colocaram para acompanhar a família. “Comecei a jogar por influência familiar, meu pai e meu avô jogava um pouco, eles iam para o clube e eu ficava brincando com a raquete. Minha família sempre foi ligada no esporte, pro futebol eu não levava tanto jeito, então comecei a ir para o Tênis, gostei e fiquei”.

Por conta das viagens para competições, João Menezes não mora e treina mais no Brasil. Para facilitar a disputa dos torneios, o brasileiro se considera com sede na Europa. Por conta dessas decisão, de sair do país, o atleta se considera em um dos melhores momentos da sua carreira, mas vê muita perspectiva de melhora.

“Hoje eu vejo que consigo jogar na maioria das quadras, sendo saibro, quadra dura, rápida, só a grama que me dá um pouco mais de trabalho e eu posso dizer que não consigo atuar tão bem. Mas também vejo que tenho muita margem de melhora, preciso seguir evoluindo”, comentou.

O que os Jogos Pan-Americanos trazem

A participação de João Menezes na edição de 2019 dos Jogos Pan-Americanos pode ser vista como uma onda em crescimento. Após um começo complicado, o brasileiro chegou aonde pensava que poderia, agora ele quer o ouro. “Minha adaptação aqui não foi tão boa. Acabei jogando mal os dois primeiros dias, consegui a vitória mas poderia jogar mais. Ontem e hoje meu jogo veio e eu consegui vencer bem”, comentou.

Com a vaga na decisão de simples masculina em Lima, o brasileiro assegurou a vaga nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, desde de que se esteja entre os 300 melhores tenistas do mundo quando o último ranking mundial for fechado antes da Olimpíada. Mesmo com esse detalhe, o brasileiro já se vê dentro do maior evento esportivo do planeta no próximo ano.

“Eu vou estar entre os 300, vou para a Olimpíada. Vejo os Jogos Pan-Americanos como um divisor de águas na minha carreira não só por isso (ter vencido atletas que estão acima do brasileiro no ranking mundial), mas por tudo que pode trazer. Só que ainda tem a final e eu quero o ouro”, finalizou João Menezes.

Mais em Pan 2019