Siga o OTD

Surfe

AO VIVO: Etapa de Keramas

Assista às finais da competições na Indonésia!

[tps_title][/tps_title]

Três brasileiros no top-5. Esse é o cenário do mundial de surfe 2019 antes da etapa de Keramas, na Indonésia – a terceira parada do circuito. Quem lidera o ranking, no entanto, é o havaiano John John Florence, recuperado da lesão que o deixou de fora da segunda metade da temporada passada. Pelo feminino, o destaque é o retorno de Silvana Lima, que promete apimentar a disputa pelas vagas olímpicas. Assista ao vivo à etapa de Keramas, em Bali (IND) aqui no OTD.

+ VEJA O GUIA DO CT 2019

Confira abaixo uma análise da etapa de Keramas:

Medina, Filipe e Ítalo em busca da liderança e da vaga em Tóquio

Gabriel Medina, Filipe Toledo e Ítalo Ferreira têm um objetivo em comum para o Corona Bali Protected 2018: tomar a liderança do ranking mundial, que hoje pertence ao havaiano John John Florence. Além disso, também travam uma disputa entre si, pois dos três apenas dois conseguirão vaga em Tóquio. Até o momento, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo levam a melhor.

Em 2018, Ítalo Ferreira foi campeão com sobras na etapa de Keramas. Chegou ao Finals Day e atropelou Jeremy Flores (FRA), Jordy Smith (AFS) e Michel Bourez (PYF) na grande final. As condições o favoreceram, já que a “rampa”da onda ficou perfeita para seus aéreos de backside, sua maior especialidade.

Italo Ferreira campeão da etapa de Keramas em 2018.

Italo Ferreira foi campeão da etapa de Keramas em 2018. Foto: WSL/Ed Sloane

Já para os seus principais concorrentes, a etapa de Keramas não foi nada boa na temporada passada. Gabriel Medina fez seu 2º pior desempenho no ano, com um 9º, John John Florence caiu para Jesse Mendes ainda no round 3 e Filipinho parou nas quartas.

John John Florence é o atual líder do ranking mundial de surfe. Foto: WSL/Divulgação

Entre os brasileiros e o bicampeão mundial havaiano há o sul-africano Jordy Smith, que no alto de seus 31 anos parece ter renovado o seu surfe. Distribuindo aéreos, laybacks e manobras progressivas, ele chegou a duas semifinais no ano e promete apimentar a disputa.

+ VEJA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DO CT 2019

Silvana Lima de volta ao mundial de surfe

Silvana Lima volta ao CT na etapa de Keramas. Foto: WSL/Divulgação

Depois de 10 meses tratando uma lesão no joelho direito, que aconteceu na etapa de Jeffreys Bay do ano passado, a brasileira Silvana Lima está de volta ao mundial de surfe. Nesse período, ela competiu em uma etapa do CT e uma do QS e conseguiu garantir sua permanência no tour 2019, graças a seu resultado no QS da Espanha. Logo na sequência operou e, desde setembro, não disputa um campeonato.

Nesses últimos meses, os treinos foram intensos. Tanto os que visavam a parte clínica, quanto os que visavam a física e técnica. Quem a acompanha no instagram teve a impressão de que ela quis ficar 100% para então retornar. O objetivo da cearense é bem claro: conquistar uma das vagas para Tóquio. Por enquanto, a missão não está tão complicada, já que sua principal rival, a neozelandesa Paige Hareb, não avançou nenhuma bateria no ano.

Tati tenta quebrar jejum de 6 etapas

Tatiana Weston-Webb na etapa de Keramas, em 2018. Foto: WSL/Divulgação

Lá se vão 6 etapas ou 10 meses desde a última semifinal alcançada pela brasileira Tatiana Weston-Webb. Depois de um bom início de temporada em 2018, Tati demonstra sinais de nervosismo em suas baterias de 2019. O resultado disso foi um 5º e um 9º lugar até aqui – muito aquém daquilo que se espera dela. Devido a essa irregularidade, Tati não figura mais entre as 6 cabeças de chave do evento e logo de cara já irá enfrentar a norte-americana Courtney Conlogue, campeã em Bells Beach, e a australiana Bronte Macaulay, 14ª do ranking.

Vagas olímpicas: situação de momento

De acordo com os critérios de classificação do surfe para a Olimpíada de Tóquio-2020, o CT 2019 irá distribuir 10 vagas para a categoria masculina e 8 para a feminina, com limite de 2 surfistas por país em cada.

Vale lembrar que o Comitê Olímpico Internacional não diferencia atletas havaianos de estado-unidenses. Portanto, John John Florence e Malia Manuel, por exemplo, representariam a bandeira dos Estados Unidos.

Portanto, se o mundial de surfe acabasse hoje, estes seriam os classificados:

MASCULINO: John John Florence (EUA), Ítalo Ferreira (BRA), Jordy Smith (AFS), Filipe Toledo (BRA), Kolohe Andino (EUA), Ryan Callinan (AUS), Owen Wright (AUS), Kanoa Igarashi (JAP), Michel Bourez (FRA) e Jeremy Flores (FRA)

FEMININO: Caroline Marks (EUA), Malia Manuel (EUA), Stephanie Gilmore (AUS), Sally Fitzgibbons (AUS), Tatiana Weston-Webb (BRA), Johanne Defay (FRA), Brisa Hennessy (CRC) e Paige Hareb (NZL).

Sendo assim, nomes como Gabriel Medina, Kelly Slater e Julian Wilson estão fora da zona de classificação.

Gabriel Medina está fora da zona de classificação parcial para a Olimpíada de Tóquio. Foto: WSL/Divulgação

Favoritos na etapa de Keramas

Os favoritos em Keramas são os surfistas de melhor momento e aqueles que mais se encaixam em ondas tubulares para a direita. Deve-se destacar os 5 melhores de 2019 até aqui: o havaiano John John Florence, o sul-africano Jordy Smith e os brasileiros Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e Gabriel Medina.

Além deles, vale a pena ficar de olho no estreante havaiano Seth Moniz, nos australianos Ryan Callinan, Julian Wilson e Owen Wright e nos representantes franceses, Michel Bourez, que foi vice na etapa de Keramas em 2018, e Jeremy Flores, que sempre é um perigo em ondas tubulares.

No feminino, destaque para o ótimo momento da havaiana Malia Manuel, que até então era uma surfista que só brigava para se manter na elite. Com um vice e um 3º, ela busca seu primeiro título na carreira. A brasileira Tatiana Weston-Webb foi vice em Keramas no ano passado, perdendo para a norte-americana Lakey Peterson. Além delas, a jovem Caroline Marks e a experiente Courtney Conlogue, ambas norte-americanas, chegam com chances.

Mais em Surfe