Siga o OTD

Surfe

AO VIVO: Etapa da Gold Coast

Ítalo Ferreira enfrenta o norte-americano Kolohe Andino na final.

Depois de mais de 3 meses de espera, o mundial de surfe 2019 vai começar. Nesta terça-feira (02), a Gold Coast australiana terá sua janela aberta e os 54 melhores surfistas do mundo entrarão em ação. No masculino, o favoritismo se concentra nos brasileiros Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo, no australiano Julian Wilson e no havaiano John John Florence. No feminino, a havaiana Carissa Moore, a australiana Stephanie Gilmore, as norte-americanas Lakey Peterson e Courtney Conlogue e a brasileira Tatiana Weston-Webb são as candidatas a levantar a taça. Assista à etapa ao vivo aqui no Olimpíada Todo Dia, a partir das 18h.

Baterias da noite desta sexta-feira:

+ VEJA O GUIA COMPLETO DO CT 2019

Confira abaixo um resumão de tudo que vai rolar na temporada de 2019:

Possível mudança no local e previsões

Na tarde da última segunda-feira (01), a World Surf League informou a possibilidade de uma mudança no pico que receberá o evento. Ao invés da tradicional Snapper Rocks, que sofreu mudanças na bancada de areia devido a um ciclone no oceano, é possível que Duranbah, que fica a 1km de distância, receba o campeonato.

A entidade máxima do esporte também informou que é grande a possibilidade da competição começar já na primeira chamada, às 18h30 de Brasília desta terça-feira (03). As condições de vento não são as ideais, mas isso deve se perpetuar em toda a janela da primeira etapa do mundial de surfe 2019.

Vagas nos Jogos Olímpicos

Pela primeira vez na história do esporte, o surfe estará no programa olímpico. A estreia acontecerá em Tóquio e a principal forma de qualificação para as 20 vagas por gênero, será através do CT 2019.

No masculino, serão 10 vagas. Isso não, necessariamente, significa que os 10 primeiros colocados do mundial de surfe 2019 se classificarão, pois há um limite de dois surfistas por país. Caso o que aconteceu em 2018 se repita e tenhamos 3 brasileiros no top-4, por exemplo, só os dois melhores iriam a Tóquio. Para um país que possui quase um terço dos integrantes da elite, duas vagas é muito pouco.

No feminino são 8 vagas através do circuito de 2019, com a mesma restrição de duas vagas por país. Como são poucos países representados, a tendência é que tanto Tatiana Weston-Webb, quanto Silvana Lima, consigam a classificação. Somente uma campanha muito ruim de uma delas não as deixaria com a vaga.

+ VEJA COMO SERÃO DEFINIDAS TODAS AS VAGAS PARA TÓQUIO AQUI

12 brasileiros

Na primeira etapa do mundial de surfe 2019, na Gold Coast, serão 13 brasileiros em ação, contando o feminino com  Tatiana Weston-Webb. É possível afirmar que três são postulantes ao título, casos de Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e Gabriel Medina. Correndo por fora, Yago Dora, Jesse Mendes e Jadson André, que estão em ótimo momento em suas carreiras. Deivid Silva e Peterson Crisanto farão suas estreias oficiais como participantes fixos do CT. Caio Ibelli entrou no lugar de Mineirinho, lesionado, e busca uma boa posição para receber mais convites ao longo do ano.

Wildcards

Seriam duas vagas reservadas para as triagens na Gold Coast, porém a Quiksilver decidiu dar uma delas para o campeão mundial júnior, o brasileiro Mateus Herdy. Por ter um “seeding” mais baixo, ele entra na bateria de Gabriel Medina e do australiano Ryan Callinan. A outra vaga de wildcard ficou para o vencedor das triagens, que foi o australiano Reef Heazlewood. Ele entrará na bateria ao lado de Julian Wilson (AUS) e Seth Moniz (HAV).

Novo formato de baterias do mundial de surfe 2019

Com a intenção de dar mais dinamismo para as etapas masculinas do mundial de surfe 2019, a WSL resolveu fazer mudanças na disposição das baterias nos primeiros rounds.

Veja abaixo o novo formato do masculino:

round 1: 12 baterias de 3 surfistas (2 melhores de cada avançam direto para o rd 3 e o pior vai para o rd 2)
round 2: 4 baterias de 3 surfistas (2 melhores de cada avançam para o rd 3 e o pior é eliminado)
round 3: 16 baterias de 2 surfistas* (o vencedor de cada uma avança para o round 4)
round 4: 8 baterias de 2 surfistas (o vencedor avança).
quartas: 4 baterias de 2 surfistas (o vencedor avança)
semis: 2 baterias de 2 surfistas (o vencedor vai para a final)
final: 1 bateria de 2 surfistas (o vencedor é o campeão).

* No round 3, obrigatoriamente serão cabeças de chave os vencedores das 12 baterias do round 1.

Veja abaixo o novo formato do feminino:

round 1: 6 baterias de 3 surfistas (as 2 melhores de cada avançam para o rd 3 e a pior vai para o rd 2)
round 2: 2 baterias de 3 surfistas (as 2 melhores de cada avançam para o rd 3)
round 3: 8 baterias de 2 surfistas (a melhor de cada avança para as quartas)
quartas: 4 baterias de 2 surfistas (a vencedora avança)
semis: 2 baterias de 2 surfistas (a vencedora vai para a final)
final: 1 bateria de 2 surfistas (a vencedora é campeã).

Estreantes

O mundial de surfe 2019 terá seis estreantes, quatro no masculino e duas no feminino. Vamos conhece-los:

Deivid Silva (BRA), 24 anos

Deivid Silva. WSL/Divulgação

“DVD” é local de Bertioga e Guarujá, litoral paulista. Ele batalhou por 4 anos no QS, conquistou 7 eventos e, finalmente, após vencer o QS 6.000 de Sidney em 2018, conseguiu pontos suficientes para o acesso. Já participou de dois eventos da elite, ambos no Rio, como convidados. Seu melhor desempenho foi em 2016, quando chegou ao round 3 e perdeu para Medina. Mas, no ano seguinte, teve revanche e, no QS de Maresias, ele superou o compatriota. No seu surfe dá sinais de que ainda precisa evoluir se quiser se manter na elite, mas tem um potencial gigante.

Peterson Crisanto (BRA), 27 anos

Peterson Crisanto. WSL/Divulgação

O paranaense Peterson Crisanto lutou muito no QS. Foram 7 anos de derrotas, aprendizados e daquele gostinho de “quero mais”, até conseguir a classificação para o CT 2019. Seu grande momento foi no QS de Ballito, na África do Sul, que lhe rendeu 10.000 pontos, que praticamente, colocaram-o na elite. Com outros resultados consistentes, Crisanto finalizou o ano no top-5 do QS 2018. É o estreante mais guerreiro e que reflete isso no seu surfe.

Seth Moniz (HAV), 21 anos

Seth Moniz. WSL/Divulgação

Seth Moniz é o típico surfista de família havaiana. Seu pai Tony foi um dos pioneiros do esporte nos anos 80, sua irmã Kelia é bicampeã mundial de longboard e o seu irmão Josh compete no QS. Mas, mesmo assim, o que Seth conquistou nos 2 últimos anos foi de se encher os olhos. Ele saiu da 142ª posição do QS, em 2016, para a 2ª em 2018. Uma ascensão meteórica. Ganhou o convite para participar do Pipe Masters ano passado e fez bonito ao eliminar o notável Owen Wright, com um tubaço e um aéreo na sequência. É, provavelmente, o estreante mais forte.

Soli Bailey (AUS), 23 anos

Soli Bailey. WSL/Divulgação

A trajetória de Soli é parecida com a de Peterson Crisanto. Ele estava no QS desde 2012 e já havia batido na trave algumas vezes. Em 2018 foi diferente. Ele não conseguiu nenhum resultado espetacular, mas vários consistentes e, assim chegou ao CT com a penúltima vaga. É apontado como o rookie mais frágil, mas quantos já não foram e surpreenderam? Italo Ferreira foi um deles.

Brisa Hennessy (CRC), 19 anos

Brisa Hennessy. WSL/Divulgação

Não é comum ver uma surfista costarriquenha na elite. Por isso, causou surpresa para quem vê de fora a entrada de Brisa Hennessy. Mas para quem a conhece, certamente, não foi algo de outro planeta. Isso porque ela morava no Havaí desde pequena e sempre se destacou em ondas maiores. Recentemente, sua família se mudou para Fiji. Portanto, pode se esperar que em ondas grandes, ela se destaque.

Macy Callaghan (AUS), 18 anos

Macy Callaghan. Foto: WSL/Divulgação

Ao lado da norte-americana Caroline Marks, Macy Callaghan é a surfista mais promissora do mundo. Ela já vem chamando a atenção desde os 15 anos de idade no QS e bateu na trave em 2017. Devido às várias lesões no ano, foi chamada para competir em 7 das 10 etapas, conquistando um 2º lugar na França. Terminou na 6ª colocação do QS 2018 para sacramentar sua entrada na elite.

AGENDA DO DIA

abr 20 05:00 Etapa de Gênova da Copa do Mundo de vela 470 masculina Henrique Haddad/Felipe Brito abr 20 05:10 Etapa de Gênova da Copa do Mundo de vela 49er FX – Medal Race 6º lugar na medal race (6º lugar na classificação geral) Martine Grael e Kahena Kunze abr 20 05:10 Etapa de Gênova da Copa do Mundo de vela 470 feminina Fernanda Oliveira/Ana Barbachan abr 20 05:20 Etapa de Gênova da Copa do Mundo de vela Finn Jorge Zarif abr 20 06:50 Etapa de Minsk da Copa do Mundo de ginástica trampolim Individual feminino Alice Gomes abr 20 07:00 Masters 1000 de Monte Carlo Robin Haase (HOL)/Wesley Koolfof (HOL) Bruno Soares (BRA)/Jamie Murray (GBR) abr 20 07:30 ITF do Cairo Melaine Klaffner (AUT)/Despina Papamichail (GRE) Julia Konishi (BRA)/Katya Malikova (UCR) abr 20 07:30 Etapa de Rabat da Premier League de Caratê 61kg Erica Santos (BRA) abr 20 07:30 Etapa de Rabat da Premier League de Caratê 61kg Stephani de Lima (BRA) abr 20 07:30 Campeonato Italiano de futebol feminino Milan Chievo Verona abr 20 08:00 Fed Cup Carolina Meligeni (BRA) Dominika Cibulkova (ESQ) abr 20 08:00 Challenger de Túnis João Domingues (POR) Thomaz Bellucci (BRA) abr 20 08:30 Etapa de Minsk da Copa do Mundo de ginástica trampolim Individual masculino Rafael Andrade abr 20 08:45 Etapa de Rabat da Premier League de Caratê 84kg Kaique Rodrigues (BRA) abr 20 09:00 Seletiva Nacional de Canoagem Slalom abr 20 09:30 Troféu Maria Lenk Eliminatórias abr 20 09:30 Fed Cup Bia Haddad Maia (BRA) Viktoria Kuzmova (ESQ) abr 20 09:40 Etapa de Rabat da Premier League de Caratê 68kg Bárbara Rodrigues (BRA) abr 20 09:40 Etapa de Rabat da Premier League de Caratê 68kg Natália Spigolon (BRA) abr 20 10:00 Pan-Americano de marcha atlética 10km masculino sub-20 Kauan Domingues abr 20 10:00 Volta do Uruguai de Ciclismo Estrada Etapa 9 – San Jacinto – Durazno abr 20 10:00 Pan-Americano de Wrestling Feminino (57kg) Giulia Penalber abr 20 10:00 Pan-Americano de Wrestling Feminino (62kg) Laís Nunes abr 20 10:00 Pan-Americano de Wrestling Feminino (68kg) Dailane Reis abr 20 10:00 Pan-Americano de Wrestling Feminino (50kg) Kamila Barbosa abr 20 10:00 Pan-Americano de Wrestling Feminino (53kg) Gracyenne Alves abr 20 10:00 Pan-Americano de Wrestling Feminino (76kg) Keila Silva abr 20 10:00 Pan-Americano de marcha atlética 10km masculino sub-20 Murilo Ribeiro abr 20 10:00 Pan-Americano de marcha atlética 10km masculino sub-20 Paulo Henrique Ribeiro abr 20 10:30 Etapa de Minsk da Copa do Mundo de ginástica trampolim Individual feminino Camilla Gomes abr 20 11:15 Pan-Americano de marcha atlética 20km feminino Elianay Barbosa abr 20 11:15 Pan-Americano de marcha atlética 20km feminino Paula Raíssa Paz abr 20 11:15 Pan-Americano de marcha atlética 20km feminino Emily Pistor abr 20 12:25 Copa Europeia de BMX Etapa 3 – Zolder Paola Reis abr 20 12:25 Copa Europeia de BMX Etapa 3 – Zolder Priscilla Stevaux abr 20 13:00 Torneio de Montaigu de futebol sub-17 Brasil França abr 20 14:00 Brasileiro de futebol feminino - Primeira Fase Kindermann-Avai Corinthians abr 20 14:00 NBB - Quartas de final Flamengo Corinthians abr 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 1 Oratório Tiradentes-PI abr 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Primeira Fase São Francisco Foz-Athletico abr 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Primeira Fase Ponte Preta Flamengo abr 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 1 Ceará São Valério abr 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 2 Pinheirense 3B Sport abr 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 3 Lusaca-Bahia Náutico abr 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 3 Botafogo-PB UDA abr 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 4 Toledo-PR Portuguesa abr 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 4 Palmeiras Grêmio abr 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 5 Taubaté Fluminense abr 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 5 Vasco Cruzeiro abr 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 6 São Paulo Duque de Caxias abr 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 6 Botafogo América-MG abr 20 15:30 Campeonato Italiano de vôlei feminino Novara (ITA) Scandicci (ITA) abr 20 16:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 4 Moreninhas Atlético-MG abr 20 17:00 Liga de Basquete Feminino Vera Cruz Campinas Santo André/Apaba abr 20 18:00 Troféu Maria Lenk Finais abr 20 18:00 NBB - Quartas de final Pinheiros Botafogo abr 20 19:00 Pan-Americano de marcha atlética 10km feminino sub-20 Laryssa Frois abr 20 19:00 Pan-Americano de marcha atlética 10km feminino sub-20 Tatiana Pereira abr 20 19:00 Pan-Americano de marcha atlética 10km feminino sub-20 Gabriela Muniz abr 20 19:00 Liga de Basquete Feminino Sesi Araraquara Instituto Brazolin/São Bernardo abr 20 19:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 2 Atlético-AC São Raimundo (RR) abr 20 20:00 Pan-Americano de marcha atlética 20km masculino José Alessandro Bagio abr 20 20:00 Pan-Americano de marcha atlética 20km masculino Lucas Mazzo abr 20 20:00 Pan-Americano de marcha atlética 20km masculino Caio Bonfim abr 20 22:00 Challenger de San Luís Potosi Marc-Andrea Huesler (SUI) Pedro Sakamoto (BRA) abr 20 23:30 NBA Utah Jazz Houston Rockets

Mais em Surfe