Siga o OTD

Surfe

Ítalo Ferreira é campeão da etapa da Gold Coast

Ítalo Ferreira é campeão da etapa da Gold Coast e sai na frente no mundial de surfe 2019.

WSL/Matt Dunbar

Um dia mágico! Ítalo Ferreira conquistou a primeira etapa do mundial de surfe 2019 neste domingo (07). Em Duranbah, na Gold Coast australiana, o brasileiro superou o norte-americano Kolohe Andino com virada nos últimos segundos na grande decisão. O outro brasileiro presente nas finais, Gabriel Medina, ficou com a 5ª colocação. A vitória foi o 10º triunfo brasileiro consecutivo na elite. Pelo feminino, a campeã foi a norte-americana Caroline Marks, de apenas 17 anos.

Colocado por muitos como um dos grandes candidatos ao título mundial de 2019 e às vagas olímpicas, Ítalo Ferreira não decepcionou. O potiguar foi um dos melhores surfistas em todas as fases do evento e no dia final superou o estreante do ano de 2018, Wade Carmichael, o algoz de Medina – o sul-africano Jordy Smith – e na grande final o norte-americano Kolohe Andino, que por sinal segue com sua sina de não conquistar etapas do CT na carreira. Já são 4 finais e 4 vices.

Assista abaixo um resumo da bateria final do evento:

O mar estava horrível, é verdade. Muitos, como Gabriel Medina e John John Florence, sofreram com isso. Ítalo não. Em uma direita muito parecida com a Baía Formosa, sua praia natal, soube se adaptar e derrotar seus oponentes. A emoção maior ficou para o fim, quando Ítalo achou um aéreo, sem a prioridade, a menos de 2 minutos do final. Ele precisava de 6.93 e conseguiu 7.07. A onda era pequena, mas a manobra foi tão perfeita que os juízes deram a nota. Na etapa de Bells Beach (AUS), que começa no dia 16 de abril, Ítalo usará a lycra amarela pela segunda vez na carreira e, ainda, defenderá o título do evento, que conquistou sobre Mick Fanning em 2018.

Medina sofre com as condições e cai nas quartas

Gabriel Medina não achou as melhores condições para desempenhar seu surfe neste domingo. O brasileiro, que enfrentava o sul-africano Jordy Smith nas quartas de final, insistiu em uma estratégia de esperar as melhores ondas durante metade da bateria e não obteve sucesso. Quando decidiu correr atrás, a vantagem de Jordy já era muito grande. E, como foram poucas ondas de qualidade no período, Gabriel não conseguiu superá-lo.

Uma decepção, tendo em vista o que o bicampeão mundial vinha produzindo. No entanto, se comparado aos últimos anos, o resultado só não é melhor do que o de 2014, quando ele foi campeão. Afinal, Gabriel é muito superior no segundo semestre.

Aos 17 anos, Caroline Marks vence 1ª etapa na carreira

A norte-americana Caroline Marks surpreendeu todas as expectativas na categoria feminina. Enquanto alguns apostavam na heptacampeã mundial Stephanie Gilmore e outros na tricampeã Carissa Moore para vencer a etapa, ela foi dominando bateria por bateria, eliminando as duas inclusive, e conquistando o primeiro evento do ano. Vale lembrar que não foi a primeira vez que a norte-americana mexeu com o mundo do surfe. Ela já tinha sido uma das mais novas a competir em um evento do CT com 13 anos, em 2015, e agora uma das mais novas a conquistar uma etapa, com 17. A única brasileira no evento, Tatiana Weston-Webb, parou nas quartas de final, perdendo para a havaiana Malia Manuel.

Assista ao resumo da final feminina:

Etapa da Gold Coast – masculino

Quartas de final

1) John John Florence (HAV) 11.00 x 10.56 Conner Coffin (EUA)
2) Kolohe Andino (EUA) 12.33 x 11.47 Seth Moniz (HAV)
3) Jordy Smith (AFS) 13.17 x 9.23 Gabriel Medina (BRA)
4) Ítalo Ferreira (BRA) 11.07 x 9.77 Wade Carmichael (AUS)

Semifinal

1) John John Florence (HAV) 8.96 x 9.23 Kolohe Andino (EUA)
2) Jordy Smith (AFS) 14.67 x 15.33 Ítalo Ferreira (BRA)

Final

Kolohe Andino (EUA) 12.43 x 12.57 Ítalo Ferreira (BRA)

Etapa da Gold Coast – feminino

Semifinal

1) Malia Manuel (HAV) 11.50 x 12.67 Caroline Marks (EUA)
2) Carissa Moore (HAV) 11.90 x 9.87 Sally Fitzgibbons (AUS)

Final

Caroline Marks (EUA) 13.83 x 11.67 Carissa Moore (HAV)

Mais em Surfe