Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Daniel Dias fatura quatro medalhas no Open Internacional

Depois de três dias de disputas, Daniel Dias fatura dois ouros e duas pratas na competição

Wagner Carmo/Exemplus/CPB

O multimedalhista paralímpico Daniel Dias encerrou o Open Internacional Loterias Caixa de Natação 2019 com quatro medalhas, sendo duas de ouro e duas de prata na premiação por índice técnico (ITC). No fim da tarde deste sábado, 27, último dia de competição, ele subiu ao pódio pela quarta vez ao nadar a final dos 50m borboleta com o tempo de 32s92.

A competição aconteceu de 25 a 27 de abril no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e contou com a participação de 241 nadadores de oito países. O Open Loterias Caixa também reuniu 361 atletas de 11 nações no atletismo, também no CT Paralímpico.

Esta foi a primeira competição internacional da temporada para o nadador natural de Campinas, São Paulo, que neste ano ainda terá dois grandes desafios: os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e o Mundial de natação, em Londres. Durante o Open, ele foi ouro nos 100m livre e 50m costas e prata nos 50m livre e nos 50m borboleta. O ITC representa um percentual de aproximação do recorde mundial de cada prova.

“Estou feliz com os meus resultados, conquistei os índices para o Parapan e para o Mundial. Vamos ajustar o que identificamos para melhorar para a primeira etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa. Este é um ano importante com Parapan e Mundial, e ter competições próximas como será entre o Open e a Nacional é importante”, disse o detentor de 24 medalhas paralímpicas, que tem má formação congênita nos dois braços e uma perna.

O próximo compromisso de Daniel Dias será na primeira etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de natação, nos dias 10 e 11 de maio, na mesma piscina do CT Paralímpico em que brilhou neste Open Loterias Caixa.

O Open Internacional faz parte da World Series de natação, circuito internacional da modalidade organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Na manhã da sexta-feira, 23, Daniel recebeu o prêmio de melhor atleta masculino da World Series 2018, repetindo o feito da temporada 2017, ano da primeira edição do circuito internacional do IPC.

“A World Series está em sua terceira temporada e ser o melhor das duas primeiras foi muito bom. Ser o melhor na primeira [em 2017] foi ótimo, mas reafirmar no ano passado foi muito bom. Receber a premiação em casa, ao lado de quem está comigo durante a preparação, tem um gostinho especial”, disse Daniel.

As últimas provas de natação do Open Loterias Caixa 2019, no final da tarde deste sábado, contou com grandes marcas dos atletas brasileiros. No masculino, Gabriel Geraldo bateu o recorde mundial nos 50m borboleta da classe S2 com o tempo de 1m05s44. Pela manhã, nas eliminatórias, ele já havia estabelecido a marca mundial com 1m06s53.

No feminino, quatro recordes brasileiros foram quebrados. O último deles pela pernambucana Carol Santiago, 33, nos 100m peito da classe SB12 (atletas com baixa visão). Ela foi a atleta que mais vezes estabeleceu marcas históricas nos três dias de Open Loterias Caixa.

A atleta, novata no desporto paralímpico, quebrou o recorde mundial dos 100m peito, classe SB12, duas vezes, na eliminatória, na manhã da sexta-feira, 26, e na final, horas mais tarde, na sessão vespertina.
Abrilhantou um final de semana recheado de grandes marcas. Ao todo, quatro recordes mundiais, nove das Américas e 40 brasileiros foram estabelecidos na piscina do CT Paralímpico.

Mais em Paralimpíada Todo Dia