Siga o OTD

Golfe

Herik Machado quebra tabu de 64 anos ao ser campeão de torneio na Argentina

Herik Machado

Herik Machado não deu chances ao argentino Andres Schonbaum e venceu neste domingo o 121º Campeonato Argentino de Aficionados. O torneio é o sexto mais antigo do mundo de golfe amador, principal da Argentina e um dos mais importantes do continente.

É a primeira vitória de um brasileiro na competição desde 1944, quando o gaúcho Mario Gonzalez, considerado o maior golfista brasileiro de todos os tempos, foi campeão do torneio. No ano passado, o carioca André Tourinho chegou perto, mas foi derrotado na final pelo australiano John Cameron.

Esse é um dos títulos mais importantes de Herik Machado, uma das maiores revelações do golfe brasileiro dos últimos anos. De origem humilde, o atleta gaúcho foi revelado por um projeto social do Clube Campestre de Livramento, de Santana do Livramento, e da Federação Riograndense de Golfe. Hoje, é membro do time de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e sócio do Belém Novo Golf Club, de Porto Alegre (RS).

Por conta das chuvas que atingiram a região onde fica o Estancias Golf Club, sede da final, próxima a Buenos Aires, a final foi disputada em apenas 18 buracos, e não em 36, como estava previsto. Herik Machado venceu a partida de ponta a ponta. O placar final foi de 2 up, ou seja, o brasileiro completou os 18 buracos com uma vantagem de dois pontos em relação ao adversário. No total, o brasileiro foi superior a Schonbaum em seis buracos, e o argentino só ganhou quatro. A vantagem sempre foi do brasileiro.

Esse é mais um título importante para a carreira de Herik Machado, que este ano já foi campeão mundial da categoria de até 21 anos do Faldo Series, um dos principais circuitos juvenis do mundo, criado pelo campeão Nick Faldo.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Golfe