Siga o OTD

Golfe

Atletas recebem preparação especial antes do Sudamericano

A um mês do torneio, jovem equipe faz treinamentos específicos para diminuir os efeitos da altitude de La Paz, capital da Bolívia

CBGolfe/Divulgação

Tendo em vista que o XXXI Campeonato Sudamericano Pré-Juvenil de Golfe de 2019 será realizado no La Paz Golf Club, no campo de golfe em maior altitude no mundo, localizado em La Paz, capital da Bolívia, a CBGolfe deu início a uma série de treinamentos visando a melhor preparação de seus atletas.

O Sudamericano Pré-Juvenil no Peru será realizado de 16 a 21 de setembro e foram convocados os atuais campeões brasileiros pré-juvenil, Renato da Silva Filho (PR) e Meilin Hoshino, além de Marcos Park (SP), Gabriel Gallego (PR), Marina Nonaka (SP) e Martina Collares (RS). O delegado da equipe será Victor Bortolucci (PR) e o técnico Tiago Ogawa (PR).

Neste fim de semana, dias 24 e 25 de agosto, a equipe se reuniu no São Paulo Golf Club, para aprimoramento físico e mental dos atletas. Participaram Marcos Park, Meilin Hoshino, Martina Collares, e Marina Nonaka, além do coach nacional Erik Andersson, Vitor Bortolucci, e Tiago Ogava, e do coach mental da CBGolfe, Roberto Gomez.

“O encontro foi muito produtivo, justamente para criar o clima de equipe, já deixar os jogadores mais confortáveis e passar todos esses detalhes de preparação para o torneio. Foi importante a presença do Vítor e do Tiago, que vão acompanhar a equipe na Bolívia, e também do Roberto Gomez e da equipe de preparação física, com a Gabi e a Dani Arantes”, destacou Erik Andersson.

O fim de semana de treinamentos iniciou com um bate papo no range, explicando a importância de representar o país, o comprometimento, e, mais importante criar o espírito de equipe do Time Brasil. Na sequência, todos jogaram seis buracos no campinho de par 3, para serem avaliados a rotina deles de jogo, atitude e comportamento. “O que frisamos foi sempre a preparação para o torneio, porque eles estão no início de suas carreiras e, portanto, começando a representar o país. Então mostramos informações importantes, como criar o hábito de usar o livro de jardas, mapear o campo, criar uma estratégia e seguir a rotina estabelecida”, complementa Erik.

Outro ponto importante foi o trabalho mental, realizado por Roberto Gomez, que enfatizou a importância e honra de representar o país, ter uma atitude positiva, de equipe. No domingo a equipe jogou 18 buracos, novamente avaliando rotina, estratégia, atitude e comportamento. Dani e Gabi Arantes, da Academia Tiro Certo deram início à preparação física específica para o torneio.

“Praticar atividade física em altitudes elevadas é desafiador. Tontura, batimentos cardíacos, aflição gastrointestinal, desidratação e comprometimento do desempenho são alguns dos efeitos. A pressão de ar reduzida na elevação permite que as moléculas de oxigênio se espalhem, de modo que cada respiração tenha menos oxigênio em comparação com o nível do mar. O corpo tem que trabalhar muito para fazer o mais básico. Como andar, digerir comida e até para pensar”, afirma Gabi Arantes.

“Além disso, o ar mais rarefeito nessa altitude faz com que a bola voe mais em condições normais, o que exige ajustes contínuos em cada tacada. Não existe uma fórmula correta, tem que ir se adaptando a cada momento. Isso tudo gera um ‘estresse’ e exige total concentração dos jogadores ao longo de todo e jogo”, complementa.

Nessa fase do treinamento, a equipe de preparação física aumentou um pouco o volume do treinamento aeróbico, já que o VO2 máximo é reduzido em até 10% nessas condições, e recomendou aos atletas fazerem, como sempre, uma boa rotina de aquecimento pré-jogo e se manterem bem hidratados.

“Se até o básico é difícil imagine jogar golfe com qualidade? Por isso estar bem condicionado fisicamente é imprescindível. Vai ajudar muito os atletas a terem um melhor desempenho e minimizar todos esses fatores adversos”, finaliza Gabi.

AGENDA DO DIA

out 17 04:00 Jogos Mundiais Militares - Futebol feminino Brasil Coreia do Norte out 17 05:00 Mundial Júnior de judô 73kg Júlio César Koda (BRA) out 17 05:00 Mundial Júnior de judô 73kg Jeferson Santos Júnior (BRA) out 17 05:00 Mundial Júnior de judô 63kg Ryanne Lima (BRA) out 17 05:00 Mundial Júnior de judô 57kg Vitória Andrade (BRA) out 17 05:00 Etapa de Peniche do Mundial de Surfe out 17 07:30 International Challenge de Dubai de badminton Christian Kirchmayr (SUI) 0 Ygor Coelho (BRA) 2 out 17 08:30 Jogos Mundiais Militares - Vôlei feminino China Brasil out 17 09:00 Copa Brasil de Vela out 17 12:00 Mundial Júnior de judô Finais out 17 15:00 Brasileiro Sub-18 de futebol feminino - Final São Paulo Internacional out 17 15:30 ITF de Florence Luiza Fullana (BRA)/Tiffany Pyritz (EUA) Emina Bektas (EUA)/Tara Moore (GBR) out 17 15:30 ITF de Florence Kylie Collins (EUA)/Peyton Stearns (EUA) Barbara Gatica (CHL)/Rebeca Pereira (BRA) out 17 19:00 Desafio MG x RJ de vôlei feminino Praia Clube Fluminense out 17 19:00 Libertadores de futebol feminino - Grupo D Santiago Morning (CHL) Municipalidad de Majes (PER) out 17 19:00 Libertadores de futebol feminino - Grupo C Corinthians América de Cali (COL) out 17 19:10 Liga Sul-Americana de Basquete masculino - Grupo C Leones de Quilpue (CHL) Malvin (URU) out 17 20:00 NBB Paulistano Mogi das Cruzes out 17 20:00 Liga Nacional de Handebol Masculino - Conferência Sul-Sudeste São José-SC Pinheiros out 17 20:00 Liga Nacional de Handebol Masculino - Conferência Sul-Sudeste Corinthians/Guarulhos São Carlos out 17 21:00 Campeonato Paulista de Basquete Masculino - Final Franca Basquete Corinthians out 17 21:00 Desafio MG x RJ de vôlei feminino Minas Tênis Clube Flamengo out 17 21:30 Libertadores de futebol feminino - Grupo C Ñanas (EQU) Libertad (PAR) out 17 21:30 Libertadores de futebol feminino - Grupo D UAI Urquiza (ARG) Independiente Medellín (COL) out 17 21:30 Liga Sul-Americana de Basquete masculino - Grupo C Ciclista Olímpico (ARG) Pinheiros

Mais em Golfe