Siga o OTD

Tóquio 2020

Coronavírus contamina seis em pré-olímpico europeu de boxe

Torneio realizado há duas semanas, chancelado pelo COI, teve início dois dias após a OMS declarar a pandemia; atletas e técnicos turcos e croatas foram contaminados

Pré-olímpico de boxe durante a pandemia contamina seis pessoas
(crédito: divulgação Aiba)

O Pré-olímpico europeu de boxe realizado em Londres no início desse mês, enquanto a pandemia do coronavírus já acontecia e praticamente todo o esporte mundial já estava paralisado, teve um saldo de seis pessoas contaminados após seu término. 

+ ASTROS OLÍMPICOS AJUDAM DE VÁRIAS FORMAS NA LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS

A federação croata divulgou que três de seus membros haviam contraído o coronavírus, um dia após a Turquia relatar que dois boxeadores e um técnico também tiveram resultado positivo. 

O evento foi iniciado no dia 13 de março, na arena Copper Box, local que abrigou competições da Olimpíada de 2012, e contou com a presença de 100 atletas em busca de vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, agora adiados para 2021. Após muita pressão, a competição foi suspensa no dia 16.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A Força Tarefa de Boxe (BTF) do Comitê Olímpico Internacional (COI), criada pela entidade após a suspensão da Federação Internacional de Boxe Amador (Aiba) por conta dos escândalos de corrupção, é a responsável pela realização dos torneios pré-olímpicos e foi quem tomou a decisão. A cúpula optou por começar o torneio mesmo com a Organização Mundial da Saúde elevando o status da epidemia do coronavírus para pandemia.

+ Veja mais notícias sobre o coronavírus

Em nota, presidente da federação turca de boxe, Eyüp Gözgeç fez duras críticas à BTF. Ele chamou a organização de “irresponsável” por ter iniciado o pré-olímpico de boxe.

“Todos eles estão em tratamento agora e, felizmente, estão em boas condições. Este é o resultado desastroso da irresponsabilidade da força-tarefa do COI,” escreveu o dirigente.

Gözgeç disse ainda que “É inevitável perguntar por que o evento de qualificação europeu não foi adiado antes mesmo de acontecer? O preço da exclusão da AIBA e da Federação Europeia será alto para a força-tarefa do COI. Será que eles pensam que seus problemas com os indivíduos lhes concedem o direito de colocar os atletas e suas famílias em risco?”.

A BTF desejou a todos os envolvidos uma rápida recuperação, mas rebateu sua ligação com o episódio. 

“Algumas reportagens parecem fazer uma conexão entre os participantes afetados e o torneio classificatório europeu realizado em Londres”, pontuou a BTF em nota.

“O evento em Londres foi suspenso há 10 dias… e a BTF não está ciente de qualquer ligação entre a competição e as infecções. Muitos dos participantes estavam em centros de treinamento na Itália, Reino Unido e em seus países de origem antes do início da competição no dia 14 de março de 2020, e retornaram para suas casas há um tempo, então não é possível saber a fonte das infecções”.

Mais em Tóquio 2020