Siga o OTD

Boxe

Wanderson Oliveira garante Brasil 100% no Mundial da Rússia

Wanderson “Sugar” Oliveira estreia com vitória por unanimidade no Mundial da Rússia. É o terceiro, em três, que avança do Brasil

Wanderson Oliveira no Mundial de Boxe
reprodução YouTube

O brasileiro Wanderson Oliveira derrotou o espanhol Thiam Adrian por decisão unânime dos juízes em sua estreia no Mundial de Boxe da Rússia, nesta quinta-feira (12). “Sugar”, como é conhecido no Brasil, foi o terceiro da seleção a entrar no ringue na competição e o terceiro a vencer.

A estreia brasileira no Mundial de Boxe foi com Abner Teixeira (91kg), na terça-feira (10), e ele venceu Deivis Blanco, da Colômbia. No dia seguinte Douglas Andrade (57kg) passou pelo polonês Jaroslaw Iwanow. O próximo a lutar é Luiz Fernando (69kg) e ele terá pela frente Delante Johnson, dos Estados Unidos, na sexta-feira (13).

+ Assista ao vivo às lutas do Campeonato Mundial

Wanderson Oliveira (63kg) é o único atleta da seleção que já participou de um Mundial de Boxe. Foi em 2017, na Alemanha, e ele caiu na segunda rodada para o francês Sofiane Oumiha, que acabou sagrando-se campeão. Na ocasião a categoria deles, Leve, tinha peso de até 60kg. Agora na Rússia, Oumiha está na mesma chave dos 63kg do “Sugar”.

Na luta desta quinta, contra o espanhol, Wanderson Oliveira venceu todos os três assaltos para quatro dos cinco árbitros. Um deles deu dois para o brasileiro e um para Thiam Adrian. A próxima luta será no sábado (14) contra o vencedor do israelense Ahmad Shtiwi e o búlgaro Kiril Rusinov.

Mais Brasil no Mundial da Rússia

Depois de Luiz Fernando (69kg) na sexta (13), Hebert Conceição (75kg), cabeça de chave número 5, lutará no sábado (14) já pela segunda rodada. Ele pega o alemão Andrej Mersljakov, que bateu Mohammed Mohammed Abdulla, do Catar, com intervenção do árbitro na primeira rodada.

Keno Marley (81kg) também é cabeça de chave número cinco e estreia na segunda rodada. Ele vai enfrentar no domingo (15) Uulu Erkin Adylbek, do Quirguistão, que venceu por unanimidade o irlandês Kane Tucker na primeira.

Por fim, o superpesado Joel Silva (+91kg) fará sua estreia contra Yousry Mostafa, do Egito, na segunda (16).

Feminino

O Mundial de Boxe feminino será em outubro, na mesma Rússia. Como parte da preparação, a seleção brasileira disputa na Polônia o XIV International Silesian Women’s Boxing Championships. Nesta quarta (11), Flávia Figueiredo (75kg) venceu por intervenção do árbitro a boxeadora Natália Gajewska e foi para a semifinal.

Flávia pressionou durante toda a luta e demonstrou a sua superioridade no terceiro round, quando a atleta da casa sentiu os fortes golpes da brasileira na linha de cintura e acabou ficando sem condições de continuar.

Gleisiele Gomes (60kg), por outro lado, foi superada pela alemã Maya Kleinhans, e Jucielen Romeu (57kg) perdeu da polonesa Sandra Kruk. Mesmo com esse resultado, Sandra ficou com a medalha de bronze já que a luta era semifinal.

Na quinta-feira (12), Beatriz Ferreira (60kg), medalha de ouro no Pan de Lima, faria sua estreia contra Kata Pribojski, da Hungria. Beatriz Soares (69kg) vai encarar a alemã Nadine Apetz, na sexta-feira (13). No sábado (13), Graziele de Jesus (51kg) disputará a final contra Mandy Bujold, do Canadá.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Boxe